Está aberto o primeiro concurso para financiamento de projectos de investigação dirigida especificamente à biodiversidade tropical e subtropical nas regiões e territórios ultraperiféricos da Europa (RUP). O concurso tem enquadramento no projecto NET-BIOME e estará aberto à recepção de candidaturas até dia 28 de Fevereiro de 2011.
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, como parceiro do NET-BIOME, inclui-se nas 10 instituições que contribuem com fundos para esta iniciativa. Inserem-se neste grupo de entidades financiadoras sete das regiões e territórios parceiros do projecto e ainda as agências nacionais de financiamento em investigação de Portugal (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e França (Agence National de Recherche). O orçamento provisório para o concurso é de 3,5 milhões de euros.
O concurso intitulado “Towards Biodiversity Management in Support of Sustainable Development in Tropical and Subtropical EU” representa um primeiro sinal concreto do compromisso assumido pelos parceiros do NET-BIOME e integra-se numa estratégia global que visa estabelecer uma parceria duradoura em política de financiamento de investigação dentro do Consórcio. Essa política tem como objectivo ampliar a colaboração entre as regiões e territórios para aumentar a qualidade, capacidade e visibilidade da investigação em biodiversidade feita nas RUP. Pretende-se com isto garantir a qualidade do ambiente natural das regiões e territórios em questão (através da implementação de práticas de gestão baseadas em informação de qualidade) ao mesmo tempo que se faz uma aposta clara em linhas inovadoras de uso e exploração sustentável dos recursos naturais que abundam nas RUP.
“Dadas as manifestações de interesse e as trocas de mensagens entre investigadores das diversas Regiões, estamos em condições de antecipar um óptimo contributo para o aumento do conhecimento em biodiversidade insular.” afirmou o Director Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, acrescentando que “neste momento, já podemos garantir que o NET-BIOME está a fortalecer as relações entre os cientistas dos arquipélagos macaronésicos e ainda mais além.” Quanto aos objectivos deste programa, o Director Regional afirmou que “entre os grandes desafios da União Europeia encontra-se a luta contra a perda da biodiversidade e, principalmente se tivermos em conta que as regiões insulares albergam a grande generalidade da diversidade biológica da Europa, este será um excelente contributo para ajudar a inverter esta preocupante tendência.”
Ajudando a suportar financeiramente este programa, mais uma vez, os Açores confirmam a aposta já assumida na excelência da sua investigação bem como na promoção da sua riqueza biológica através do conhecimento, gestão sustentável, educação e sensibilização da sociedade.
Para mais informações, consultar a página electrónica do projecto NET-BIOME em http://www.netbiome.net/.
GaCS/SF/DRAM
Sem comentários:
Enviar um comentário