O Governo dos Açores atribuiu à Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVRAçores) um apoio financeiro a fundo perdido, no valor de 27.000 euros, “com vista a responder à sua capacidade de promoção e divulgação da qualidade dos produtos vínicos regionais aos mais variados níveis”.
Fundada em 5 de Setembro de 1995, a CVRAçores é uma associação privada, sem fins lucrativos, que tem como objectivo garantir a genuinidade e a qualidade dos vinhos de indicação de proveniência regulamentada dos “Biscoitos”, “Pico” e “Graciosa”, bem como do vinho “Regional Açores”.
Com a atribuição deste apoio, concedido por portaria do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, o Governo pretende potenciar a capacidade da CVRAçores na promoção e divulgação dos vinhos açorianos “quer na vertente da exposição agro-comercial, quer noutras, compreendendo as respectivas infra-estruturas e a assistência técnica especializada”.
Na portaria hoje publicada em Jornal Oficial, Noé Rodrigues justifica o apoio governamental com a importância da actividade da CVRAçores na elaboração do cadastro vitícola regional e a sua intervenção no processo de certificação dos “Vinhos de Qualidade” e “Regional dos Açores”.
Para além de invocar o apoio técnico e jurídico que aquela comissão presta aos vitivinicultores açorianos, o governante lembra ainda que a CVRAçores desenvolve um “papel de agente zelador do prestígio das indicações de proveniência regulamentada no mercado regional, nacional e estrangeiro, combatendo a sua utilização indevida”.
GaCS/HO/FG
Sem comentários:
Enviar um comentário