O Governo dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades, associou-se ás comemorações do Dia Internacional das Migrações, que hoje se comemora, com a organização, em Angra do Heroísmo, de um encontro de culturas.
Na iniciativa participaram imigrantes de diversas proveniências, bem como emigrantes açorianos regressados, quer voluntariamente, quer por repatriamento.
A Directora Regional da Comunidades, que presidiu ao evento, disse aos jornalistas que este “é o dia mais importante para a Direcção Regional das Comunidades”, uma vez que desenvolve o seu trabalho em torno do apoio às comunidades açorianas emigradas, aos emigrantes regressados e aos imigrantes na Região, “tudo a ver com as migrações”.
Maria da Graça Castanho salientou que as migrações são o fenómeno mais antigo da humanidade e lembrou o movimento migratório que caracterizou o povo açoriano, ao longo dos tempos.
No convívio de hoje foram entregues certificados de cursos de aprendizagem de Português a muitos imigrantes e executadas canções tradicionais da Ucrânia, danças de Cabo Verde, bem como cantigas ao desafio e “Velhas” da ilha Terceira.
Nas declarações aos jornalistas, Graça Castanho anunciou, por outro lado, que o Governo português, após aturadas diligências do executivo regional, decidiu abrir um escritório consular na Bermuda, um apoio essencial aos 10 mil açorianos que ali trabalham – a segunda maior comunidade local.
GaCS/FA
Sem comentários:
Enviar um comentário