quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Novo Centro Social do Porto Judeu arranca em breve



O processo para a construção do novo Centro Social da Casa do Povo do Porto Judeu está concluído, pelo que o concurso público para a execução da obra pode ser lançado pela instituição a breve trecho.

O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira, na sede da Casa do Povo, pela Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social, falando em representação da Secretária Regional da tutela, Ana Paula Marques, na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais e de início das comemorações dos 75 anos da instituição.

Na ocasião foi apresentado o projecto de arquitectura do novo espaço, que albergará um Centro de Dia e um Centro de Convívio para idosos, para além de uma cozinha industrial para servir essas valências e outras já existentes, como a creche ou apoio ao domicílio.

Paula Ramos revelou, na altura, que o Governo investiu 122 mil euros na elaboração do projecto e tem previstas, nos planos de investimentos para 2011 e 2012, verbas para comparticipar a sua execução.

A Directora Regional referiu, por outro lado, a importância do papel de instituições se solidariedade social no apoio aos idosos e às crianças, razão pela qual o Governo comparticipa e incentiva essas actividades.

A Casa do Povo do Porto Judeu conta com diversos equipamentos sociais, nomeadamente Jardim de Infância, Creche, Serviço de Apoio ao Domicilio, Centros de Convívio, Centros de Atendimento e Acompanhamento Social (um deles integra o projecto Rede de Amas) e A.T.L., com capacidade global para cerca de 400 utentes, abrangendo a aquela freguesia, a Feteira e parte da Ribeirinha.

Toda essa actividade social e cultural implica um orçamento elevado que, no caso de 2011, ronda os dois milhões de euros. A instituição conta com 51 colaboradores para as diversas valências.



GaCS/FA

Sem comentários: