quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ciclo Órgãos Ibéricos dos Açores



No âmbito da Temporada MusicAtlântico, uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores/Direcção Regional da Cultura, vão-se realizar nos próximos dias 20 de Novembro, na Igreja Matriz da Calheta, S. Jorge um concerto de órgão a 4 mãos com João Vaz e Isabel Albergaria e, no dia 22 de Novembro, na Igreja do Rosário, na Lagoa, S. Miguel, um concerto de órgão e flauta com Isabel Albergaria e Sílvia Oliveira.

Estes concertos, com entrada gratuita e início é às 21h30, integram-se no Ciclo Órgãos Ibéricos dos Açores, que tem proporcionado no corrente ano vários concertos nestes instrumentos singulares açorianos, com músicos do Continente, açorianos ou residentes nos Açores.

Algumas das obras a interpretar no concerto a 4 mãos são de Joahann Georg Albrechtsberger, Samuel Wesley, Bach e Mozart.

No concerto de órgão e flauta serão ouvidas obras de Claude Debussy, Benedetto Marcello, Félix Mendelssohn Bartholdy e Bach, entre outros.


Natural de Lisboa, João Vaz efectuou os seus estudos musicais com Antoine Sibertin-Blanc na Escola Superior de Música de Lisboa e com José Luis Gonzalez Uriol no Conservatório Superior de Música de Saragoça. Trabalhou também com Edouard Souberbielle e com Joaquim Simões da Hora, vindo a adquirir um forte interesse pela Música Antiga.

Tendo desenvolvido uma intensa carreira a nível internacional, é frequentemente convidado para tocar em prestigiosos festivais de órgão, assim como para ensinar em cursos de aperfeiçoamento organístico e para integrar júris de concursos internacionais.

João Vaz é professor de órgão na Escola Superior de Música de Lisboa e no Departamento de Música da Universidade de Évora. É também titular do órgão da Igreja de São Vicente de Fora em Lisboa, consultor permanente para o restauro dos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra, membro da comissão técnica para o restauro de órgãos históricos de Santarém e director artístico do Festival Internacional de Órgão de Lisboa.

Maria Isabel Albergaria Sousa nasceu em 1979 na Ribeira Grande, onde iniciou os seus estudos musicais prosseguindo-os no Conservatório Regional Ponta Delgada na classe de Órgão de Ana Paula Andrade.

Em 2001 terminou o curso complementar de Órgão da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, na classe de Rui Paiva, e a licenciatura em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa.

Em 2006 concluiu o mestrado em Musicologia Histórica na Universidade Nova de Lisboa sob a orientação de Luísa Cymbron.

Tem participado em diferentes eventos quer a solo quer como acompanhadora.
Em 2009 termina o curso superior de Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa na classe de Órgão de João Vaz e de Improvisação de António Esteireiro.

É professora de Órgão e de Acústica Musical no Conservatório Regional de Ponta Delgada e organista titular do órgão histórico da igreja de São José da mesma cidade.

Natural da cidade do Porto, Sílvia Oliveira iniciou os seus estudos musicais aos treze anos na Academia de Música de Vilar do Paraíso na classe do professor Eduardo Lucena.

Em 1997 foi diplomada pela Escola Profissional de Música de Espinho, no Curso de Prática Orquestral, onde trabalhou com os professores de flauta Jorge Salgado Correia e Pedro Couto Soares.

Em 2003 concluiu o Curso Licenciatura em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, trabalhando com os professores István Matuz, Angelina Rodrigues e Jorge Salgado Correia.
Participou em cursos de aperfeiçoamento de flauta com István Matuz, Patrick Gallois, Sandra Pina, Vasco Gouveia e Olavo Barros.

Desde 2004 que se fixou nos Açores onde se encontra a leccionar Flauta Transversal no Conservatório Regional de Ponta Delgada.



GaCS/SF/DRAC

Sem comentários: