sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Mostra Itinerante traduz apelo de Craig Mello aos jovens para que estudem e melhorem o mundo



O presidente do Governo Regional inaugurou hoje a Mostra Itinerante “ Craig C. Mello, Prémio Nobel da Medicina”, no Museu Municipal da Ribeira Grande, concelho de origem dos familiares ascendentes do Nobel.

As primeiras palavras de Carlos César foram “para agradecer a uma personalidade como o Professor Craig Mello, a possibilidade que ele deu aos Açores e aos açorianos de o estimarem e terem-no como seu e como parte integrante do seu património humano”.

Esta Mostra Itinerante surge na sequência da visita em Julho passado do Professor Craig Mello aos Açores, a convite da Presidência do Governo. È uma mostra que percorrerá todas as ilhas, dando noticia do “nosso Prémio Nobel a todos os açorianos”.

Colaboram diversas direcções regionais, da Cultura, da Juventude, da Educação, da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, mobilizando jovens, e mobilizando os açorianos para participarem e se integrarem no estímulo e no espírito que representa esta exposição.

Para o Presidente do Governo, “não são muitas as regiões do mundo que podem invocar um Prémio Nobel como seu e não é qualquer região que é invocada como sua por um prémio Nobel. É o que aconteceu com os Açores em relação a Craig Mello e é o que aconteceu com Craig Mello em relação aos Açores.

“Deixando aqui a medalha e o diploma com que foi laureado”, salientou Carlos César, “ele deixa também um poderoso estímulo, nas suas próprias palavras, para que os jovens açorianos estudem as ciências, façam descobertas e contribuam para melhorar o mundo. É justamente aquilo que constitui o apelo mais intrínseco e mais sensitivo desta exposição, para além, naturalmente do reiterar as próprias palavras de Craig Mello: “ Tenho muito orgulho em ser açoriano”.

O presidente do Governo considera que “ de facto, ele em primeiro lugar colocou essa sua origem e invocou essa sua genética e é isso que nós devemos respeitar: ele é de facto um açoriano. Não é um americano”, concluiu Carlos César perante o aplauso e os risos da assistência que incluía alunos da Escola Secundária da Ribeira Grande e da Escola EB 2/3 da Maia, além de diversos convidados, entre os quais familiares de Craig Mello, e o Presidente da Câmara da Ribeira Grande que elogiou o Nobel no discurso de abertura desta Mostra.

O “kit expositivo” é constituído por um conjunto de módulos expositores onde está patente a Medalha e o Diploma do Prémio Nobel, e o livro com a genealogia do laureado editado pela Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

É ainda possível visionar a Conferência (legendada) proferida pelo Professor Craig Mello durante a sua estada na ilha de São Miguel e aceder, através de terminais interactivos, a páginas da internet relacionadas com a vida e trabalhos científicos do Professor Craig Mello.

O “kit expositivo” foi concebido pela arquitecta Rita Dourado. A coordenação geral desta iniciativa coube à Coordenação dos Palácios da Presidência do Governo Regional e a itinerância abrangerá todas as ilhas da Região.

Depois da Ribeira Grande, onde termina a 13 de Janeiro, a exposição irá até à ilha do Pico, seguindo-se a Terceira, Graciosa, São Jorge e restantes ilhas dos Açores, envolvendo todos os jovens de todas as Escolas açorianas, acompanhando o calendário escolar estipulado, permitindo, por isso, uma verdadeira envolvência entre as Escolas açorianas e esta exposição.



GaCS/ SF

Sem comentários: