quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Conto de Natal bilingue lançado na Bibliteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada



A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada assinala esta quadra festiva com o lançamento do conto de Natal “The polar bear with whiskers / O urso polar com patilhas”, da autoria de Joseph M. Faria, cuja apresentação estará a cargo da Doutora Rosa Simas, da Universidade dos Açores, no próximo dia 18 de Dezembro, pelas 18h30, na Sala de Projecção Colectiva da Secção Multimédia.

Joseph M. Faria, o autor deste conto, é natural da freguesia do Cabouco, concelho de Lagoa, onde nasceu em 1950, e emigrou, nesse mesmo ano, com a família para os Estados Unidos da América, fixando-se na cidade de Bristol, Rhode Island, onde decorre a acção de “O Urso Polar com patilhas”, história que testemunha de forma bastante singular o “White Christmas” de uma família açoriana em terras americanas.

Esta iniciativa editorial contou com o envolvimento e colaboração da Escola Secundária Antero de Quental, cujos estudantes das Turmas 8º I, 12º I e J, sob a coordenação das Professoras Marília Pavão (Inglês) e Isabel Silva Melo (Desenho), asseguraram a tradução e ilustração do conto de Natal, publicado em edição bilingue para que, assim, possa também chegar aos jovens leitores das comunidades açorianas residentes na outra margem do Atlântico.

Os trabalhos dos estudantes da Escola Secundária Antero de Quental (tradução e ilustração) estarão patentes ao público na Biblioteca, Sala de Projecção Colectiva da Secção Multimédia, até ao próximo dia 30 de Janeiro.

Dos vários projectos de ilustração apresentados a concurso, o júri deliberou premiar dois (ex-aequo) com a publicação em livro, tendo ainda sido atribuída uma menção honrosa, cujo prémio, patrocinado pela Direcção Regional das Comunidades, consistirá na deslocação a Bristol do autor do projecto.


GaCS/SF/BPARPD

Sem comentários: