terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Governo activa equipas de emergência em todas as ilhas devido ao mau tempo



O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, tem acompanhado, desde as primeiras horas de hoje, todas as situações provocadas pelo mau tempo que assolou a costa norte da ilha Terceira, desde inundações, deslizamentos de terra e o auxílio aos cerca de 100 desalojados registados até ao momento.

Quatro freguesias da costa norte da ilha Terceira - Quatro Ribeiras, Agualva, Vila Nova, Lajes e parte da cidade da Praia da Vitória - foram atingidas, durante a madrugada, por chuvas fortes, por vezes acompanhada de trovoadas que provocaram inundações em dezenas de habitações e várias viaturas foram arrastadas na enxurrada.
O Serviço Regional da Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) respondeu de imediato às diversas ocorrências que foram surgindo durante a madrugada e desde as quatro da manhã que foi montado um posto de comando avançado em Agualva, a freguesia mais afectada.
A Delegação da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos na ilha Terceira colocou em marcha todos os dispositivos de emergência próprios nestas situações, como máquinas para a limpeza das estradas e dezenas de humanos para a limpeza das estradas.
Também há registo de queda de telhados, derrocadas e esteve interrompida a estrada Biscoitos-Lajes. O pavimento da estrada regional em Agualva levantou com a força das águas e o trânsito no centro da freguesia foi interrompido na altura permitindo apenas a passagem de veículos de emergência.
As quedas de taludes e pequenas derrocadas nas estradas regionais foram entretanto limpas e a circulação automóvel não está interrompida, apenas condicionada em alguns pontos mais críticos.
Segundo o secretário dos Equipamentos, foram activados todos os dispositivos de segurança, como meios humanos e materiais, nas restantes ilhas do arquipélago antevendo situações semelhantes provocadas pela instabilidade meteorológica que se faz sentir nos Açores.
No terreno irão permanecer as equipas de emergência – cerca de 40 bombeiros e 20 elementos da Secretaria Regional de Ciência, Tecnologia e Equipamentos, além de efectivos da PSP -, depois do auxílio às pessoas vão agora ser avaliados os danos materiais.


GaCS/VS

Sem comentários: