quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Natal no Museu de Angra do Heroísmo atraiu 400 crianças




Cerca de 400 crianças da ilha Terceira participaram nas actividades, especialmente adequadas à quadra natalícia, que o Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo desenvolveu entre 19 de Novembro e 29 de Dezembro.

Durante esse período, os diferentes grupos tiveram a oportunidade de visitar a exposição “O meu Menino Mija”, composta por presépios elaborados pelos centros de convívio de várias freguesias do concelho de Angra do Heroísmo. Esta mostra é uma iniciativa da Culturangra e está patente na igreja de Nossa Senhora da Guia.

Uma análise comparativa dos presépios que integram a mostra permitiu constatar que, apesar de pretenderem representar a aldeia sagrada, onde há 2000 anos nasceu Jesus, cada uma destas figurações de Belém incorpora cenas, construções, figurantes e materiais de índole reconhecidamente regional e contemporânea.

Os pequenos visitantes puderam, assim, concluir que o presépio pode ser entendido como uma encenação popular de um espaço edénico, construído à imagem da vivência de quem o compõe. Daí que os lugares se confundam, o simbólico e o prosaico interajam e o Menino continue a nascer por uma paz que ainda não há.

Na sequência da visita guiada a esta exposição, tiveram lugar vários ateliês adequados à faixa etária dos diferentes públicos, onde os participantes criaram figuras de presépio, em barro, semelhantes às que adornam os presépios tradicionais portugueses, recorrendo a moldes com mais de meio século.



GaCS/FG/MAH

Sem comentários: