terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Governo empenhado em contribuir para a diversificação da agricultura



O Governo dos Açores continua a ser um parceiro empenhado em contribuir, quer para o aumento da quantidade quer da qualidade da produção de fruticultura nos Açores.

Na cerimónia de encerramento da campanha da maçã levada a cabo pela Cooperativa Fruter, o secretário regional da Agricultura e Florestas destacou o aumento de cerca de 21 por cento da produção frutícola nos últimos anos, “sinónimo do esforço dos produtores mas também do trabalho do Governo Regional através de vários apoios e parcerias”.

Para a próxima campanha prevê-se que, na ilha Terceira, sejam produzidas cerca de 50 toneladas de maçãs.

Noé Rodrigues falou ainda de um projecto inovador que está a ser levado a cabo pelo Governo dos Açores em colaboração da Universidade dos Açores e que contribuiu grandemente para a segurança alimentar e eficácia das produções, eliminando os produtos químicos no combate às pragas e permitindo elevar a imagem dos produtos frutícolas.

O projecto decorre em demonstração e experimentação em S. Miguel e na Terceira com o intuito de controlar a praga da mosca do Mediterrâneo e com isso, obter ganhos económicos importantes para os fruticultores, sendo a demonstração prática juntos dos mesmos o melhor instrumento de avaliação do sucesso dos ensaios.

Pretende-se que o sucesso esperado a breve prazo, seja mais um estímulo para o desenvolvimento da fruticultura regional, quer pela eficácia do controlo da praga, quer pela redução da aplicação de produtos fitofarmacêuticos quer ainda pelos evidentes ganhos económicos pela venda de frutos sãos, contribuindo o Governo Regional decisivamente para o progresso destas produções.

Estas fileiras produtivas merecem também um novo patamar de apoio por parte do Governo dos Açores não apenas pelo estímulo à produção e à sua organização de mercado, mas também o apoio à criação de centrais para recepção, tratamento e comercialização das produções e para a prestação de serviços especializados de apoio aos produtores.

A terminar, Noé Rodrigues deixou uma palavra de motivação aos produtores para produzirem com qualidade de forma a enfrentarem melhor os mercados.




GaCS/MS

Sem comentários: