segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Jornal on-line do Faial facilita acesso à informação onde escasseiam jornais em papel


O único diário on-line com sede no Faial, Açores, que nasceu há um ano para colmatar a dificuldade de acesso aos jornais em papel, tornou-se um caso de sucesso, tendo ultrapassado as 100 mil visitas durante o fim-de-semana.

"Sempre que tinha que viajar sentia uma enorme dificuldade em encontrar informações on-line sobre o Faial e pensei que, como eu, outros deveriam sentir o mesmo problema, daí a ideia do jornal", afirmou Sissa Madruga, directora do 'Faial on Line'.

Durante algum tempo, este espaço na Internet assumiu-se como uma fonte de informação quase exclusivamente dirigida aos faialenses, disponibilizando notícias, mas também anúncios e uma agenda de acontecimentos.

A situação mudou em finais do ano passado, quando a responsável por este site decidiu transforma-lo num jornal, com várias actualizações diárias, que actualmente regista cerca de 400 visitas por dia.

"Temos uma grande preocupação em manter o jornal actualizado, já que a Internet nos permite colocar as notícias quando os factos acontecem, o que dá ao leitor um acesso rápido à informação", salientou Sissa Madruga.

O jornal, que inclui actualmente várias secções, da actualidade regional ao desporto, passando pela cultura e pelo internacional, continua, no entanto, a privilegiar o noticiário directamente relacionado com o Faial ou de especial interesse para esta ilha.

"Um dos objectivos iniciais era chegar às comunidades açorianas dispersas pelo mundo, ajudando a encurtar as distância", afirmou a directora, acrescentando que as mensagens electrónicas que recebe diariamente de países como o Luxemburgo, Canadá, EUA ou Brasil provam que "essa meta foi alcançada".

O sucesso alcançado no primeiro ano, que assume um especial significado numa ilha onde não existe uma oferta diversificada de jornais em papel, levou os responsáveis desta publicação on-line, disponível no endereço www.faialonline.com, a apostar na modernização da imagem, que deverá estar disponível no início do próximo ano.

"Queremos algo mais dinâmico, que obrigue o leitor a interagir com o jornal, a ter que procurar para descobrir os 'cantinhos' todos", frisou Sissa Madruga.

A criação de novas secções é outro dos projectos em curso, para aproveitar ao máximo "esta poderosíssima via de divulgação que é um jornal on-line".

"Este é um projecto em crescimento, ainda com um longo caminho a percorrer, mas é uma aposta ganha porque sinto que faço algo que é útil", salientou a responsável desta publicação que permite aos faialenses saber o que se passa na sua ilha quando estão fora, mas também estar informados sobre a actualidade no país e no mundo.


Fonte: DN

Sem comentários: