terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Governo toma medidas para responder aos estragos causados pelo mau tempo na Terceira



O presidente do Governo dos Açores e vários membros do seu executivo estiveram reunidos, na noite desta terça-feira, na ilha Terceira, para fazer um balanço dos danos causados pelo mau tempo no concelho da Praia da Vitória, com a participação do presidente da Câmara praiense.

Depois de ter estado toda a tarde e o princípio da noite nos locais mais afectados – Agualva e Quatro Ribeiras – Carlos César, os secretários regionais das diversas tutelas envolvidas no apoio às populações afectadas e à reabilitação de estruturas e o autarca Roberto Monteiro, fizeram o uma análise minuciosa das situações verificadas.

Na sequência, foi decidido avançar de imediato com um plano de apoio às pessoas cujos bens foram danificados em consequência das fortes chuvadas, desde a habitação a equipamentos domésticos, passando por viaturas arrastadas pela enxurrada.

Ao mesmo tempo, foi estabelecido um plano de prevenção para as zonas afectadas, bem como delineado um conjunto de acções a desenvolver ao nível da consolidação e recuperação da rede viária, pontes e margens das ribeiras.

Ficou, também, decidido que o Governo Regional vai apoiar a Câmara Municipal da Praia da Vitória nas intervenções que são da responsabilidade da autarquia.

Participaram na reunião os secretários regionais da Ciência Tecnologia e Equipamentos, José Contente, do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, da Educação e Formação, Lina Mendes, da Saúde, Miguel Correia, e do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses.

Entretanto, Carlos César recebeu um telefonema do primeiro-ministro, José Sócrates, que quis inteirar-se pessoalmente da situação e manifestar solidariedade para com as pessoas afectadas pelas chuvas torrenciais.





GaCS/FA

Sem comentários: