segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Governo reitera a sua aposta na Qualidade e Inovação das empresas nos Açores



O assessor coordenador para os Assuntos Económicos e Cooperação Externa da Presidência do Governo Regional sublinhou hoje, em Ponta Delgada, a importância das empresas, face aos desafios do futuro, acederem ao actual sistema de incentivos no âmbito do SIDER para a Qualidade e Inovação.

Na cerimónia de entrega à empresa AZOR PLAN – Consultores de Planeamento e Arquitectura, S.A., do certificado da APCER – Associação Portuguesa para a Certificação, José Luís Amaral referiu que o executivo açoriano implementou em 2006 uma estratégia para a Qualidade, no arquipélago, tendo criado um decreto regulamentar regional (26 de 2007/A de 19 de Novembro) que confere aos empresários um enquadramento legal para usufruírem dos sistemas de incentivos da Qualidade e da Inovação.

Salientou que os incentivos, em vigor, para a implementação de sistemas de gestão pela Qualidade e Inovação estão disponíveis para todas as empresas que pretendam investir naquelas áreas, antecipando assim a sua estratégia para a resolução dos seus problemas num futuro mais próximo.

Adiantou, também, que 75 por cento das fontes de inovação estão nas empresas e os restantes 25 por cento permanecem nas universidades.

Na área da Qualidade e Segurança Alimentar, José Luís Amaral afirmou que o Governo Regional tem desenvolvido um longo trabalho junto das empresas e disse que o que, há alguns anos atrás, eram apenas recomendações, a partir de 2006, passaram a ser medidas obrigatórias.

Este responsável sustenta que através da certificação nas áreas da Qualidade e da Inovação, as empresas podem gerir melhor a sua produtividade e aumentar a sua competitividade, advogando que o que hoje é um factor de diferenciação, amanhã poderá ser um problema de sobrevivência.

Recorde-se que a APCER é a Entidade Portuguesa representante da rede internacional de entidades certificadoras IQNet (The International Certification Network) o que permite o reconhecimento internacional das entidades certificadas pela APCER.



GaCS/CM

Sem comentários: