segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

EUA reforçam apoio à Protecção Civil açoriana




O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos recebeu hoje, em audiência, o cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores, Gavin Sundwall.

A audiência, que decorreu em Ponta Delgada, foi sobretudo relacionada com a possibilidade de reforço da participação dos Estados Unidos, no âmbito do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os EUA, na formação à Protecção Civil açoriana.

Gavin Sundwall mostrou a disponibilidade do seu país para aumentar a participação da ajuda à Protecção Civil nos Açores, naquilo que respeita à formação e auxílio em qualquer tipo de equipamentos e meios que sejam necessários, dentro e fora dos períodos de grandes catástrofes ou calamidades.

De acordo com José Contente, a Escola de Formação da ilha Terceira pode vir a beneficiar dessa cooperação.

No âmbito desta cooperação, as Forças Armadas Portuguesas e dos EUA vão participar num exercício conjunto da Protecção Civil marcado para Outubro de 2010.

Dado o interesse manifestado pelo cônsul para celebrar o feriado americano do 4 de Julho aqui nos Açores, José Contente decidiu disponibilizar o Parque Século XXI, em Ponta Delgada, para o efeito.



GaCS/BP

Sem comentários: