terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Mau tempo nos Açores faz «cerca de 100 desalojados»


O Governo Regional dos Açores confirmou que o mau tempo que assolou a costa norte da ilha Terceira, na madrugada de segunda para terça-feira, provocou «cerca de 100 desalojados».

Fonte do Governo Regional citada pela edição online do Público referiu ainda que a ilha foi atingida «por chuvas fortes, por vezes acompanhada de trovoadas, que provocaram inundações em dezenas de habitações».

Os efeitos do temporal levaram mesmo os responsáveis do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) a solicitar o apoio das Forças Armadas para as operações de auxílio às populações.«Pedimos o auxílio das Forças Armadas», confirmou o tenente-coronel António Cunha, citado pelo site da Sic/Notícias.

Com o reforço dos militares, sobe para mais de uma centena o número de efectivos envolvidos nas operações de auxílio às vítimas do mau tempo.Pela frente têm a missão de minimizar o impacto das derrocadas e das inundações provocadas pelas fortes chuvas que se abateram sobre a ilha Terceira.

Um temporal que afectou «mais de três dezenas» de moradias.«Não é possível contabilizar o número total de desalojados, porque há pessoas abrigadas em casas de vizinhos e familiares», explicou António Cunha.Certo é que pelo menos 20 pessoas ficaram desalojadas entre segunda e terça-feira.

As difíceis condições meteorológicas levaram ainda a secretaria regional da Educação e Formação a decretar o encerramento das escolas do concelho da Praia da Vitória, pelo menos, até quarta-feira.Apesar de as previsões apontarem para uma melhoria do estado do tempo nas próximas horas, a depressão que se abateu sobre o arquipélago deverá manter-se nas próximas 48 horas.


Fonte: A Bola

Sem comentários: