sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ópera La Spinalba encerra temporada MusicAtlântico



A ópera La Spinalda de Francisco António de Almeida, por “Os Músicos do Tejo”, encerra a Temporada MusicAtlântico 2009. Este espectáculo realizou-se no dia 17 de Dezembro, no Teatro Micaelense, e realizar-se-á amanhã, no Auditório do Ramo Grande, pelas 21h30.

La Spinalba é uma comédia de enganos amorosos com um final feliz. As oito personagens fazem parte da galeria de tipos cómicos italianos. Spinalba aparece como uma mulher disfarçada de homem (Florindo); Vespina é a sua criada esperta; Elisa, a eterna apaixonada; Togno, o criado; Leandro e Ippolito como os pretendentes patéticos; Dianora, a velha; Arsénio o velho louco. No meio disto, existe ainda uma poção que cura. Não falta também a moral da história que se relaciona com a importância da amizade e com a aprendizagem da vida através dos males de amores.

Os Músicos do Tejo são um novo projecto musical no campo da música antiga fundado por Marcos Magalhães e Marta Araújo. O objectivo deste grupo é abordar as diferentes vertentes da música em Portugal entre os séculos XVI e XVIII, não só no contexto dos compositores portugueses mas também no âmbito mais alargado da música que se praticava ou que de algum modo se relacionava com o nosso meio musical daquela época.

Em Fevereiro de 2008 levaram à cena, no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, a ópera La Spinalba de Francisco António de Almeida, com encenação de Luca Aprea. Devido ao enorme sucesso junto do público e da crítica especializada o Centro Cultural de Belém programou a reposição de La Spinalba em Janeiro de 2009. O espectáculo chega agora aos Açores e coloca um ponto final na temporada do Festival MusicAtlântico.


GaCS/SF/DRAC

Sem comentários: