quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Açores em Rede Internacional de Promoção da Vinha Património da Humanidade




Está a decorrer em Riomaggiore, Parco Nazionale delle Cinque Terre, Itália, a primeira reunião do Projecto Interreg IV-C “Vitour - Vinhas e Turismo”. O projecto tem um orçamento global de dois milhões de euros, sendo destes 240 mil consagrados ao investimento a efectuar pela Paisagem da Vinha da Ilha do Pico.

Para além da paisagem açoriana, participam no projecto outras nove áreas, todas classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO, da Alemanha, Áustria, França, Hungria, Itália, Suíça e Portugal (Ilha do Pico e Rio Douro).

Este projecto, que decorrerá durante três anos e teve início oficial a 1 de Janeiro, tem como objectivos essenciais a promoção de Boas Práticas neste tipo de paisagens, a difusão de ferramentas promocionais com nível internacional e a fomentação das mais valias suscitadas pela união deste extraordinário património europeu.

Estão presentes na reunião, em representação da Região, o director regional do Ambiente e o director do Gabinete da Paisagem da Vinha. Antes do inicio dos trabalhos em Itália, o director regional do Ambiente reforçou a importância do trabalho conjunto. Frederico Cardigos referiu que “como paisagem recentemente classificada, iremos certamente aprender com as atitudes correctas e os erros feitos pelos nossos parceiros. Houve um longo percurso feito, nalguns casos com dezenas de anos, e iremos beneficiar dessa experiência. Por outro lado, como temos características diferentes, podemos certamente, dar ideias para novas actividades, novas visões e, por contingência geográfica, alargamos, em muito a abrangência deste grupo”. Entre outros benefícios, acrescentou, “não é inerte a visibilidade que este grupo dará à paisagem da vinha da Ilha do Pico nos seus próprios territórios.”



GaCS/SF/DRA

Sem comentários: