
A 12 de Fevereiro de 2009 passaram 200 anos sobre a data de nascimento de Charles Darwin, efeméride que abriu as comemorações darwinianas, que celebraram também os 150 anos da publicação da sua obra maior, A Origem das Espécies, uma obra que revolucionou os fundamentos explicativos da evolução da vida na Terra.
Em vésperas do encerramento do ano de comemorações, a abertura ao público da Exposição Ilhas & História Natural é o culminar de um projecto que pretendeu aproveitar a evocação de Darwin e da sua obra para resgatar o património histórico, material e simbólico que os Açores guardam da longa aventura da História Natural.
O Museu Carlos Machado e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada propuseram-se celebrar o naturalismo histórico, investindo na pesquisa e na divulgação do rico legado material e documental de que são depositários.
Uma exposição sobre História Natural, nomeadamente sobre os seus momentos e práticas históricas, é um convite a olhar de novo para a Natureza. Manuscritos e publicações, objectos naturais, ilustrações e fotografias são esteios visuais para a compreensão de um percurso que começou na simples observação natural, passou pela paixão coleccionista e encontrou na Sistemática a ponte segura para os actuais estudos sobre a Biodiversidade.
Honrando o seu estatuto de laboratório natural, os Açores ganharam, assim, com o projecto Ilhas & História Natural, patrocinado pelo Governo Regional dos Açores através da Direcção Regional da Cultura, um espaço próprio no mapa nacional e internacional das comemorações darwinianas.
A Exposição Ilhas & História Natural será inaugurada oficialmente no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, no próximo dia 5 de Fevereiro, às 17h30, e estará aberta ao público até 18 de Maio de 2010, no seguinte horário: Terça a Sexta, 10h00 – 12h30 e 14h00 – 17h30 e aos Sábados e Domingos, 14h00 – 17h30. Segundas e Feriados – encerrado.
O Serviço Educativo do Museu Carlos Machado e o Serviço Socioeducativo da BPAPD têm a seu cargo visitas orientadas e ateliers. A organização de actividades será feita com marcação prévia, através de contacto telefónico: 296 28 38 14.
GaCS/SF/MCM







Sem comentários:
Enviar um comentário