segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Governo empenhado na diversificação energética



O Governo dos Açores está empenhado na diversificação da produção de energia no arquipélago, como forma de proteger o ambiente e de prevenir os efeitos da instabilidade do preço dos combustíveis fósseis.

A ideia foi reiterada hoje, na Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo, pelo director regional da Energia.

Cabral Vieira, falava numa acção de formação sobre “Empreendedorismo em Energia e Alterações Climáticas – Desafios para as Populações Insulares”, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente, que contou como parceiros institucionais com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e a Universidade dos Açores.

Segundo disse o director regional, a energia “é um sector estratégico e fundamental para a competitividade das empresas e para o bem-estar dos cidadãos”, sendo, por isso, necessária “uma aposta significativa e continuada na diversificação das fontes energéticas, sobretudo de origem renovável, assim como na promoção da eficiência energética”.

Para esse propósito, a Direcção Regional da Energia, no âmbito das suas atribuições e em consonância com o Programa do X Governo Regional dos Açores, “actua no sentido da promoção de um sistema sustentável de energia, alicerçado em elevados níveis de conhecimento técnico e científico, que garanta a segurança e a qualidade do abastecimento, aproveite o potencial de recursos endógenos existentes e seja amigo do ambiente”, sublinhou.

Na sua comunicação, Cabral Vieira falou ainda de temas como os objectivos da política energética regional, medidas tomadas e em curso, mobilidade eléctrica, certificação energética de edifícios, sistemas de incentivos à utilização de energia a partir de fontes renováveis, microgeração de energia eléctrica e do programa de investigação Green Islands.

As novas oportunidades, quer para as empresas quer para os cidadãos, decorrentes da alteração do paradigma energético, foi outro aspecto que o director regional abordou.



GaCS/FA/SRAM

Sem comentários: