
O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos inaugurou, esta tarde, o estúdio de Telepresença da Portugal Telecom, em Ponta Delgada. Através do sistema de videoconferência de alta qualidade José Contente esteve à conversa com a fadista Katia Guerreiro e administradores da empresa, em Lisboa.
O novo sistema permite reuniões, em tempo real, numa quase perfeita simulação da reunião presencial. José Contente realçou a rapidez, a proximidade e a economia de tempo e dinheiro mediante a utilização deste tipo de ferramentas.
“Este equipamento oferece múltiplas vantagens: aproxima as pessoas e diminui o investimento, por exemplo, em passagens, tempo e stress, e acaba por permitir o não cancelamento de muitas reuniões por causa do mau tempo, com situações que são às vezes imprevisíveis para empresários que tenham reuniões inadiáveis”, sublinhou o governante.
Nesta primeira fase, a telepresença permite interligar quatro regiões distintas: Açores, Madeira, Lisboa e Porto.
Soluções desta natureza poderão eventualmente vir a ser ponderadas para a eficácia da própria administração regional, disse José Contente, porque, acrescentou, “tudo o que serve para aproximar as pessoas e aplanar barreiras é fundamental no âmbito destas novas tecnologias da informação e da comunicação e nós vemos com bons olhos este tipo de equipamento tecnológico que representa um salto qualitativo no desenvolvimento regional.”
Questionado sobre o processo da instalação do cabo de fibra óptica nas Flores e Corvo o governante reafirmou que essa é uma questão pacífica e, referiu, “foi explicada hoje pelo presidente executivo da PT. É um projecto que está a ser encaminhado através de uma empresa veículo com o cunho da PT e o Ministério das Obras Públicas e das Comunicações, integrado no concurso das redes de nova geração, e já tem dois financiadores, a PT e o Ministério que através dos fundos comunitários solucionará este processo”.
GaCS/VS







Sem comentários:
Enviar um comentário