
O Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, desafiou esta segunda feira os empresários presentes numa sessão de esclarecimento sobre “Oportunidades de Negócios nos Açores”, organizado pela Agência para a Promoção do Investimento dos Açores (APIA), que decorreu em Winnipeg, no Canadá, a visitar os Açores e a avaliar quais as melhores áreas para poder concretizar as suas intenções de investimento.
Este tipo de deslocações, afirmou o Secretário Regional da Economia, pode constituir “uma oportunidade para conhecer todas as imensas potencialidades que os Açores oferecem hoje a todos quantos pretendam investir e, assim, contribuir para o desenvolvimento económico do arquipélago”.
O Secretário Regional da Economia, recordou, por exemplo, que “os Açores têm hoje um sistema de incentivos que é considerado um importante auxílio para todos os que pretendem concretizar os seus investimentos na Região”, em especial nas áreas que têm conhecido um amplo crescimento nos últimos anos, “como são os casos dos sectores do turismo, do aproveitamento das energias renováveis ou dos assuntos relacionados com a economia do Mar”.
Neste encontro, presidido pelo Secretário Regional da Economia, foi feita uma apresentação, pelo presidente da APIA, Gualter Couto, sobre os instrumentos existentes para auxílio ao investimento nos Açores.
Para o secretário Regional da Economia, “as presenças registadas neste encontro demonstram que os Açores têm vindo a fazer o seu trabalho ao nível da promoção da sua capacidade para captar investimentos externos”, como se pode comprovar “não só com esta reunião aqui no Winnipeg, como também em outros eventos do género, como foi o caso de uma sessão realizada na passada sexta feira em Toronto, ou de uma outra realizada no passado mês de Agosto em Fall River”.
Segundo Vasco Cordeiro “deve-se salientar que há cada vez mais interesse em conhecer os Açores e aquilo que os Açores têm para oferecer em diferentes oportunidades de negócios”.
O Secretário Regional da Economia destacou, ainda, “a reacção muito interessante da parte das pessoas, que nos procuram, solicitando mais informação sobre os instrumentos existentes e sobre as estratégias de desenvolvimento que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver e implementar em todas as ilhas”.
“Existem hoje uns Açores modernos, que têm vindo a crescer e a afirmar-se nas diferentes áreas que hoje são consideradas de futuro, como é o caso do aproveitamento das energias alternativas”, disse.
Para Vasco Cordeiro, este facto demonstra que “os Açores podem contribuir com valor acrescentado para todos os empresários do exterior que pretendam desenvolver as suas actividades na Região”. “Assim, todos ficam a ganhar: os empresários que ao investir vão aumentar a sua actividade e melhorar os seus negócios, mas também as nossas ilhas que assim ganham condições para um maior desenvolvimento”.
Segundo Vasco Cordeiro, “as nossas comunidades emigrantes, e os seus empresários, ou todos aqueles que, não tendo laços com os Açores, pretendem aumentar os seus negócios podem também constituir-se como uma base para a promoção dos Açores do exterior”.
GaCS/NM







Sem comentários:
Enviar um comentário