domingo, 14 de novembro de 2010

Carlos César empenhado na aproximação do Quebeque ao programa de mobilidade profissional Eurodisseia



O Presidente do Governo, Carlos César, visitou, na companhia da Presidente da Assembleia das Regiões da Europa, Michèle Sabban, o espaço Eurodisseia instalado no átrio principal do Centro de Congressos de Istambul, na Turquia, onde decorreu a 26º Assembleia-Geral da Assembleia das Regiões da Europa (ARE).

O Espaço Eurodisseia, completamente concebido por um “designer” açoriano e produzido nos Açores, atraiu os mais de 500 representantes de regiões europeias participantes nesta reunião da ARE que procuravam informações sobre o programa.

Um vídeo de divulgação do Eurodisseia produzido nos Açores, que é difundido por toda a Europa, esteve a ser projectado, em modo contínuo, naquele espaço, assim acontecendo, também, na sala de plenários da Assembleia-Geral durante todos os intervalos dos trabalhos.

Carlos César visitou também, ainda em companhia da presidente da ARE, o espaço do Quebeque, onde trocou impressões com a representante do Governo daquela província canadiana, Madeleine Bourgeois, sobre a aproximação em curso entre um dos mais emblemáticos programas de um organismo europeu com uma região da América do Norte, aproximação essa estimulada pela Presidência açoriana.

O Eurodisseia é um programa criado logo após a criação da ARE, há 25 anos, e visa promover a mobilidade dos jovens profissionais na Europa, através de um estágio profissional, que integra, durante um mês, a aprendizagem da língua e da história e geografia da região de acolhimento.

É o único programa entre regiões europeias e não entre estados, registando, até agora, a participação de mais de 20.000 jovens, com a particularidade de entre 50 e 80 jovens açorianos – o que representa cerca de um terço dos jovens que terminam a licenciatura em cada ano – experimentarem, anualmente, uma experiência profissional na Europa por intermédio do Eurodisseia.

Como tem sido divulgado, Carlos César é, pelo terceiro ano consecutivo, o Presidente do programa, que congrega já quase quarenta regiões, e Rui Bettencourt, Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, desempenha, também desde 2007, o cargo de Secretário-Geral.



GaCS/CT

Sem comentários: