quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Educação é uma responsabilidade social



A Secretária da Educação e Formação, Lina Mendes afirma que “compete não apenas ao Estado, não apenas ao Governo Regional, preocupar-se com as questões de Educação e Formação dos alunos. Esta é uma responsabilidade social, de cada um de nós: das empresas, autarquias, do próprio Governo e de cada um da sociedade civil”.

A responsável pela Educação acrescenta ainda que é necessário “um esforço colectivo que se exige no sentido da construção de uma sociedade mais coesa, onde se possam promover as competências dos nossos alunos e a formação e a qualificação das gerações vindouras”.

É desta forma que Lina Mendes justifica o empenho da empresa Açoreana Seguros em apoiar as escolas da Região através do projecto “UNE – Unidos na Escola”, que foi hoje apresentado em Angra do Heroísmo.

A iniciativa, que vai na segunda edição, prevê apoiar estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo da Região, através da oferta de 5 euros por cada seguro com um custo mínimo de 100 euros.

No final do projecto, que termina no dia 15 de Fevereiro do próximo ano, a seguradora duplica o montante angariado através da campanha, e oferece o valor às escolas abrangidas pela iniciativa.

A selecção dos estabelecimentos foi feita pela Secretaria Regional da Educação e Formação, numa perspectiva de apoiar os alunos com mais dificuldades de aprendizagem.

Desta forma, a selecção foi feita com base nos valores das provas de avaliação sumativa externas, onde as quatro escolas abrangidas apresentaram resultados abaixo da média Regional.

Através desta iniciativa a escola da Ribeira Quente, em São Miguel, a escola de São João de Deus, na Terceira, a escola da Ribeirinha e a escola do Salão, ambas no Faial, vão poder investir o montante angariado em material didáctico que irá auxiliar na aprendizagem dos seus alunos.

É essa a convicção de Lina Mendes, que afirma que “se as escolas conseguirem materiais de mais qualidade e maior diversificação, mais facilmente se conseguirá motivar os alunos para as aprendizagens”.

Tendo em conta que o projecto é direccionado para os alunos do primeiro ciclo, esta atracção pelo ensino é ainda mais importante, uma vez que é “nesta etapa que se alicerçam as bases para o sucesso escolar futuro”, acrescentou a responsável pela Educação.

Também por isso, é necessário apoiar essas crianças, e a Secretária Regional afirmou que o ano passado foram cerca de oito mil as que foram abrangidas pelo apoio social escolar.

Por outro lado, disse, “o Governo dos Açores tem procurado ter nas suas escolas quadros de docentes devidamente qualificados, para além de continuar a investir na formação, na construção de novas infra-estruturas escolares, na aquisição de equipamentos e no apoio social escolar”, justificou Lina Mendes.

E é desta forma que o Executivo se alia à Açoreana Seguros e promove o “UNE – Unidos na Escolas”.

A Secretária Regional relembrou ainda que este é um projecto de três anos, e que no final da terceira edição será feita uma análise do impacto desta iniciativa.

Para já, os resultados da primeira edição foram positivos, com 25 mil euros angariados e outro tanto cedido pela Açoreana, que foram distribuídos por cinco estabelecimentos de ensino da Região.



GaCS/AMP

Sem comentários: