
O Jardim Botânico do Faial foi criado em 1986, na antiga Quinta de São Lourenço no Vale dos Flamengos. Esta infra-estrutura, incorporada agora no Parque Natural do Faial, é um centro fundamental para a interpretação, conhecimento e divulgação científica da importância da flora endémica e nativa dos Açores, bem como dos habitats existentes no arquipélago. O Jardim Botânico do Faial é o único nos Açores, que possui esse estatuto, e presta um elevado contributo conservacionista e de investigação visto que uma grande parte das espécies nativas e endémicas, nomeadamente as ameaçadas nos habitats naturais, se encontram aqui bem instaladas, como sejam, a título de exemplo, as raras Marsilea azorica (trevo-de-quatro-folhas), o Prunus azorica (gingeira-do-mato), ou mesmo a Myosotis azorica (não-me-esqueças), entre outras. O Jardim reserva ainda uma área para plantas aromáticas e medicinais, outra para plantas exóticas e, uma última, criada este ano; uma estufa com uma colecção valiosa de orquídeas.
Estas características, aliadas ao facto de este jardim ser um local aprazível, levam a um número médio anual de nove mil visitantes, o que por si só é indicativo do peso que o Jardim terá na sensibilização da população local e visitante da ilha para questões relacionadas com a biodiversidade florística açoriana ou simples curiosidade botânica.
Assim, e com a necessidade de aumentar e melhorar a oferta, a uma procura cada vez maior deste espaço, o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, decidiu reestruturar e ampliar o Jardim Botânico do Faial, para dar continuidade e melhorar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos. Estas obras contribuirão igualmente para uma oferta turística mais diversificada na ilha, com reflexos óbvios a nível socioeconómico.
Desta forma, informa-se que este centro terá de encerrar os seus espaços exteriores a partir do dia 8 de Novembro de 2010, durante um período previsto de 5 meses. No entanto, a sala onde os visitantes podem ver um vídeo sobre a flora dos Açores, a loja com produtos do Jardim e do Parque Natural do Faial, o bar (onde são servidas infusões de ervas aromáticas frescas), e a sala de exposições (onde se encontrará uma nova exposição), continuarão disponíveis para qualquer visitante, e de forma gratuita, desde que previamente avisadas e marcadas as visitas, junto dos responsáveis pelo Jardim Botânico do Faial, ou de qualquer outro centro do Parque Natural do Faial.
GaCS/SRAM







Sem comentários:
Enviar um comentário