terça-feira, 9 de novembro de 2010

Governo melhora acessibilidades às explorações agrícolas em São Miguel



A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas adjudicou, a empreitada de beneficiação do caminho agrícola CS1 – Sanguinhal, no Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) da Zona Central da ilha de São Miguel.

O caminho do Sanguinhal, com uma extensão global de 9,5 quilómetros, localiza-se nas freguesias da Ribeira Seca e Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo, ligando a Estrada Regional ao caminho rural do Monte Escuro.

O troço a beneficiar, com a realização desta empreitada, possui uma extensão de 2,5 quilómetros e localiza-se na freguesia da Ribeira Seca e está inserido dentro do sector Sul do POA da Zona central da Ilha de São Miguel, beneficiando cerca de 300 hectares de pastagem e servir directamente cerca de duas dezenas de explorações agrícolas, com 55 parcelas confinantes.

A empreitada, com um custo global superior a 700 mil euros, contempla a execução de trabalhos de construção do piso em betão de cimento numa extensão de 2,5 quilómetros e melhoria da rede de drenagem transversal e longitudinal.

No POA da Zona Central da Ilha de São Miguel e em relação às infra-estruturas agrícolas, estão construídos 68 quilómetros de caminhos agrícolas, 33 quilómetros de condutas de distribuição de água à lavoura, nove reservatórios de abastecimento e 17 pontos de abastecimento, com uma capacidade de armazenamento de 4.400 m3, e 51 electrificações agrícolas.

O reforço do investimento ao nível dos caminhos agrícolas, abastecimento de água à lavoura e energia eléctrica às explorações agro-pecuárias continua a ser uma das prioridades do Governo dos Açores, no sentido de contribuir para a redução dos custos de produção e, consequentemente, melhorar as condições de trabalho e os rendimentos dos profissionais do sector.


GaCS/MS

Sem comentários: