
O Governo dos Açores vai investir quase 37 milhões de euros em construções escolares no próximo ano, revelou hoje na Horta a Secretária Regional da Educação e Formação.
A informação foi avançada por Lina Mendes no final de uma audição com a Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa sobre as propostas de Plano Anual Regional e de Orçamento da Região para 2011.
De acordo com a Secretária Regional, para o próximo ano estão programadas novas obras em cerca de uma dezena de escolas do arquipélago, com destaque para os investimentos na EB 1,2/JI Gaspar Frutuoso (8,3 milhões de euros) e EB 1,2,3/JI de Água de Pau (7,6 ME), em S. Miguel, na EB 2,3/S de Velas (5,8 ME), em S. Jorge, e na Escola Básica da Ponta da Ilha (3,2 ME), no Pico.
Apesar de reconhecer uma ligeira diminuição em termos de investimento comparativamente com 2010, Lina Mendes classificou o plano para o próximo ano como “um bom plano”, assegurando que o investimento até cresceu em comparação com 2009, o que permite “avançar com novas obras de ampliação e requalificação de várias escolas”.
Afirmou também que, em termos pedagógicos, “ficam asseguradas as condições para haver garantia de qualidade de todo o sistema educativo, quer para a formação de professores, quer para as questões de equipamentos e de informatização”.
A este propósito, lembrou, por exemplo, que o plano para o próximo ano destina cerca de 11,4 milhões de euros à formação do pessoal docente e não docente das escolas da Região e a apoio social escolar.
No âmbito da proposta de Plano Anual Regional para 2011, a Secretaria Regional de Educação e Formação dispõe de uma dotação orçamental da ordem dos 67,5 milhões de euros, repartidos pelos programas “desenvolvimento das infra-estruturas educacionais e do sistema educativo” (55,2 ME) e “desenvolvimento desportivo” (12,3 ME).
GaCS/HO/FG







Sem comentários:
Enviar um comentário