sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Intervenção em Água d’Alto resolve problemas de segurança e de estacionamento



As obras que estão a decorrer junto às praias de Água d’Alto, em Vila Franca do Campo, inseridas na concessão da SCUT, vão garantir uma nova configuração às zonas balneares, reforçar as condições de segurança e oferecer mais lugares de estacionamento, resolvendo assim o problema que todos os anos, no Verão, causa transtornos à circulação na estrada regional.

É desta forma que o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos descreve e assinala a importância da intervenção que está a decorrer no local, visitada hoje pelo governante.

No lanço 1.8 da concessão das SCUT – entre o segundo acesso à Ribeira Chã e o bar da praia grande - está a ser executado um reperfilamento do talude sobranceiro à estrada, numa extensão de duzentos metros, dando assim continuidade ao que já foi feito anos anteriores, pelo executivo açoriano, a Poente.

Já junto à zona dos taludes na praia grande, com alturas superiores a cem metros, o projecto contempla a deslocação da faixa de rodagem, afastando-a do talude. Na sua base vai ser construído um valão para a recolha de materiais em resultado de deslizamentos de terras, evitando assim que estes caiam sobre a via.

Com a deslocação da plataforma da estrada para sul foi necessário construir novos muros de suporte e reforçar a protecção marítima.

De acordo com José Contente, “esta intervenção vem privilegiar duas coisas, a segurança e a oferta de mais 160 lugares de estacionamento, 80 na praia pequena e mais 80 junto à Central Hidroeléctrica, mantendo-se os actuais junto à praia, assim garantimos outro conforto para as pessoas que frequentam as duas praias”.

Em declarações aos jornalistas o governante referiu ainda a construção de um passeio entre as duas praias de Água d’Alto, oferecendo um local de passeio junto à linha do mar e reforçando, uma vez mais, a segurança aos veraneantes que circulem a pé naquela zona. Mais tarde vai ser construído um outro passeio entre a praia grande e a Ribeira da Praia, zona de acesso ao parque de estacionamento que este Verão já esteve disponível para os cidadãos.

José Contente sublinhou ainda que foi necessário utilizar uma pequena extensão do areal, 60 cm, “necessários para aumentar as condições de segurança no local. Tivemos a preocupação de minimizar ao máximo a utilização do areal para o impacto ser menor, mas necessários para conseguirmos garantir melhores condições de segurança, conforto e transitabilidade”, disse.

O governante apelou uma vez mais à compreensão dos automobilistas que sofrem com os constrangimentos causados pelas obras no local, afirmando que seria impossível fazer esta “grande obra” de outra forma.

“A Euroscut não indicou um prazo concreto para a conclusão das obras aqui em Água d’Alto, mas tudo fará para que estes constrangimentos sejam progressivamente diminuídos, porque é difícil de fazer uma obra destas com o trânsito a passar, todos têm que ter a paciência que tiveram até agora, são transtornos que resultarão num bem final para todos”, apelou.

Com o curso das obras a decorrer a bom ritmo, o Secretário Regional acredita que a concessão do Eixo Sul possa estar concluída antes do prazo previsto, Dezembro de 2011.

Perante afirmações que José Contente classifica de “ignorantes”, relembra que há mil trabalhadores açorianos a trabalhar nas obras das SCUT e há um grupo muito grande de empresas que são subempreiteiros da concessionária. Refere ainda que só no ano de 2010 foram investidos 95 milhões de euros em obras no decorrer da concessão “e isto é bom para a economia regional”.

“Às vezes oiço certas pessoas dizer, com desconhecimento, que esta concessão teria sido melhor se tivesse sido feita de outra maneira. Isso não faz sentido, isso é ignorância pura acerca do que é uma concessão de uma obra pública, do tamanho dos eixos envolvidos e da dimensão desta obra. O que nós sabemos hoje é que vamos ter a maior obra pública dos Açores concluída brevemente, com grandes vantagens para os concelhos mais longínquos e também para os mais populosos, com novos eixos rodoviários que garantirão maior segurança, transitabilidade e conforto aos utentes”, argumenta o Secretário Regional.



GaCS/VS

Sem comentários: