
O programa de incentivo ao arrendamento, no âmbito do Famílias com Futuro, criado pelo Governo dos Açores, registou uma forte adesão por parte dos jovens açorianos.
Só na primeira fase de candidaturas do Programa Famílias com Futuro, que decorreu entre os dias 1 a 30 de Abril deste ano, candidataram-se 299 agregados, tendo sido aprovadas 172 candidaturas, correspondendo a um apoio mensal, suportado pela Região, na ordem dos 32. 406.08 euros. Das 172 candidaturas aprovadas, 55% são agregados cuja idade dos titulares é igual ou inferior a 35 anos,
Já na 2ª fase, que decorreu entre 1 de Setembro a 15 de Outubro, e cujo período de análise encontra-se em curso, foram aceites 296 candidaturas, das quais 138 correspondem a candidatos jovens (47%).
A mesma situação verificou-se nos concursos públicos de aquisição e atribuição de habitações, lançado pela Sociedade de Promoção e Reabilitação de Habitação e Infra-estruturas (SPRHI) para fins de habitação própria e permanente, em regime de arrendamento com opção de compra. Das 274 habitações adquiridas pelo Governo, 229 destinaram-se a indivíduos jovens cuja média de idades foi de 35 anos.
Referindo-se ainda ao Programa Famílias com Futuro, Ana Paula Marques destacou, também, que os agregados jovens são majorados em 12,5%, face aos restantes agregados familiares, criando, desta forma, “uma discriminação positiva”.
Segundo a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, o Programa Famílias com Futuro contempla todos os indivíduos com idade inferior a 35 anos ou, no caso de casais de jovens não separados judicialmente de pessoas e bens ou em união de facto, aqueles cuja idade individual não ultrapasse os 35 anos.
Ainda no âmbito do programa de incentivo ao arrendamento é concedido um apoio por um período de um ano, podendo o mesmo ser renovado por igual período, até ao máximo de quatro renovações consecutivas. Atingido este número de renovações, as famílias poderão candidatar-se ao apoio ao arrendamento mediante a apresentação de uma nova candidatura.
GaCS/SM







Sem comentários:
Enviar um comentário