quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mais de 10 mil pessoas saíram do Rendimento Social de Inserção nos Açores



Nos últimos dez anos, mais de 10 mil pessoas saíram do Rendimento Social de Inserção nos Açores.

A informação foi revelada hoje pela Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social durante a cerimónia de abertura do seminário internacional Coesão, Território e Economia, em Ponta Delgada, que presidiu em representação da Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social.

Paula Ramos, que enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores em matéria de políticas de coesão sócio-familiar, considerou, ainda, de “elevada importância” a diminuição da taxa de desigualdade, que apresentava em 2006 uma redução de cerca de 15%.

Segundo a Directora Regional o desenvolvimento social e local, como motor das políticas sociais, têm sido, nestes últimos 10 anos, uma das principais prioridades do Governo dos Açores, que tem vindo a apostar fortemente nos programas e equipamentos sociais de proximidade e na adaptação da intervenção social às novas realidades.

Para Paula Ramos, as estratégias de coesão social e territorial nos Açores são “determinantes” para o desenvolvimento das ilhas, que “durante décadas estiveram fechadas sobre si mesmo”. Neste contexto, destacou a criação de condições, em cada uma das ilhas, com vista a fomentar uma atitude colectiva, o desenvolvimento sócio-económico e a promoção da inovação ao nível das organizações locais.

O certame, que decorre até sábado, em Ponta Delgada, visa, entre outros, reflectir a competitividade global e a coesão económica, social e territorial.



GaCS/SM

Sem comentários: