sábado, 6 de novembro de 2010

Rodrigo Oliveira defende que a UE deve promover o conhecimento das suas políticas sociais



O Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa defendeu que “a União Europeia deve promover o conhecimento das suas políticas sociais e da importância da solidariedade e da coesão territorial na Europa, dimensões que estamos, hoje, de uma maneira diferente e interactiva, a celebrar nos Açores”.

Rodrigo Oliveira falava na sessão de abertura do “Evento Circo – Sabe o que a Europa Social pode fazer por si?”, iniciativa do Governo dos Açores, integrada na Programação da “Região Europeia do Ano 2010”, em parceria com a Comissão Europeia, que decorre até domingo no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada.

Salientando a importância de se trazer, aos Açores, um projecto que esteve já patente em cerca de 30 cidades europeias, Rodrigo Oliveira afirmou que “a nossa situação ultraperiférica e o facto de sermos a “Região Europeia do Ano 2010” atribui, certamente, um significado especial à integração dos Açores no roteiro do Evento Circo“.

Relembrou que “um certo alheamento dos cidadãos sobre a relevância do processo de construção europeia é uma constatação em relação à grande maioria dos 500 milhões de habitantes da União” e que, por isso, “há que trabalhar, ainda e sempre mais, para uma maior consciência da importância e contributo da Europa e suas instituições no processo, não só de desenvolvimento económico, mas também de coesão social e territorial”.

Depois da abertura oficial, seguiu-se uma mesa redonda intitulada “Europa Social”, com intervenções da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Margarida Marques, e do Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, Rui Bettencourt.

No primeiro dia, o “Evento Circo” contou já com mais de 1.000 visitantes, entre escolas secundárias e profissionais e público em geral que, para além do acesso a informação sobre a dimensão social da Europa, participaram em inúmeras actividades, com destaque para a exibição de filmes e de vídeos infantis com tradução para linguagem gestual, ateliers ligados à economia solidária, jogos e acções dinamizadas nos 17 stands dos parceiros envolvidos, da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e de Instituições Particulares Solidariedade Social.

Decorreram, também, workshops sobre “Desporto adaptado”, sobre “Parentalidade positiva na União Europeia” e sobre “Fotografar a Igualdade de Género”, bem como actuações dos grupos de tambores “Bora lá Tocar”, de artes circenses “Fungimagictruxis” e de música da “Associação dos Pais e Amigos de Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores”.

O “Evento Circo” decorre, no Pavilhão do Mar, de 5 a 7 de Novembro e pode ser visitado entre as 10 e as 22 horas, com excepção do dia 7 em que encerra às 18 horas.



GaCS/SF/SsRAECE

Sem comentários: