quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Secretário Regional do Ambiente do Mar visita infra-estruturas do Parque Natural do Faial



O Secretário Regional do Ambiente e do Mar considerou hoje, na Horta, que o Parque Natural da Ilha do Faial, um dos seis já criados no arquipélago, é presentemente aquele que “tem um grau de estruturação maior”.

A ideia foi avançada por Álamo Meneses durante a visita que efectuou esta manhã a um conjunto de novas infra-estruturas daquele parque natural que, nas palavras do governante, “tem funcionado um pouco como estrutura de teste das diversas iniciativas que é preciso ir fazendo em todas as ilhas”.

Segundo explicou, o parque faialense já tem publicado o respectivo guia e dispõe de uma “estrutura de visitação bastante desenvolvida”, razão pela qual ficará “neste ano de 2010 praticamente com a sua estrutura final conseguida”. Por todos estes motivos, adiantou Álamo Meneses, “é um parque que entrará a partir de agora em pleno funcionamento com todas as suas valências e todas as suas estruturas de apoio”.

Quanto às infra-estruturas hoje visitadas, o Secretário Regional disse tratar-se de um conjunto de intervenções que, apesar de pequenas, são “muito significativas e importantes no sentido de melhorar as condições de acesso a diversos lugares e explicar aquilo que se vê em cada um dos lugares de forma a criar uma estrutura coerente de visitação do Parque Natural do Faial”.

Disse também que foram feitos investimentos em torno da Caldeira da ilha do Faial, “com melhoria na zona do miradouro e com a introdução de um conjunto de estruturas de contenção de gado” para evitar que os animais tenham acesso a áreas de vegetação natural que devem ser preservadas.

Além do mais, adiantou o governante, foram também feitas “pequenas intervenções em diversos pontos da ilha com introdução de sinalética e com a colocação de estruturas de segurança para evitar que as pessoas saiam dos sítios que devem visitar ou que se aproximem de zonas perigosas em diversos pontos de interesse do parque natural”.

Durante a manhã de hoje, o Secretário do Ambiente e do Mar visitou a Casa de Apoio à Caldeira do Faial e as obras de reestruturação do miradouro da Caldeira e de vedação daquela reserva natural, bem como o miradouro e Casa das Margaridas.



GaCS/HO/FG

Sem comentários: