segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Variante a Rabo de Peixe terá promenade para enquadrar paisagisticamente a nova artéria urbana



A vila de Rabo de Peixe vai ter uma configuração moderna e urbana, ao longo da nova variante, em construção. O projecto de integração paisagística da obra pública assenta no conceito de “promenade”, referiu o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

Ao longo da via, na rotunda inserida na malha urbana e o novo arruamento resultado da construção da variante, prevalecerá um corredor verde que “vai oxigenar a artéria”, sublinhou José Contente após a assinatura do contrato de empreitada de arranjo exterior, com a empresa João Vieira & Filhos, Lda.

O projecto prevê a plantação de árvores de médio porte e a implementação de mobiliário urbano, bancos e papeleiras ao longo do traçado. Nas zonas adjacentes vão ser criados espaços de lazer. No topo Poente vão ser colocados equipamentos para desportos radicais, nomeadamente um sistema de rampas e obstáculos desenhado para a prática de skate.

Numa outra área foi projectado um parque infantil, além de outros espaços dedicados à terceira idade, semicobertos e dotados de equipamento urbano apropriado.

“Esta “promenade”, uma espécie de passeio público, desde a rotunda ladeando toda a faixa de estrada que ali se desenvolve, visa qualificar, humanizar e atribuir uma nova harmonia a uma nova artéria, que terá uma ciclovia, estacionamento e passeio em toda a extensão”, garantindo segurança e espaços de lazer para quem lá transita”, disse o governante.

A própria iluminação pública responde a padrões de modernidade e de consciencialização ambiental, será indirecta, colocada no pavimento, direccionada de forma a incidir indirectamente na sua superfície ou nas espécies arbóreas, evitando-se iluminação vertical.

Para José Contente, este contrato, de meio milhão de euros, inscreve-se na grande obra que se está a construir na vila de Rabo de Peixe, “uma obra com muitos cuidados sob o ponto de vista da qualidade e segurança, mas também a nível ambiental”.

Prevê-se ainda no âmbito desta intervenção, que terá um prazo de execução de quatro meses, a recuperação ou reconstrução de muros de alvenaria de pedra seca.

De acordo com o Secretário Regional dos Equipamentos, a utilização destes espaços adjacentes por diferentes faixas etárias, o reforço da segurança, a selecção de materiais adequados, a preocupação com a própria iluminação pública, uma artéria urbana que delimita o ordenamento da vila a sul e que desviará o tráfego do interior da vila, “todos estes aspectos foram devidamente tidos em conta numa via pública que vai ter sofrer esta requalificação que permitirá que a vila de Rabo de Peixe dê mais um passo em prol de uma nova harmonia e de desenvolvimento sustentável”.

Recorde-se que a empreitada de construção da nova variante a Rabo de Peixe, adjudicada a um consórcio de empresas regionais, implica um investimento de oito milhões de euros.



GaCS/VS

Sem comentários: