sexta-feira, 6 de junho de 2014

Alunos da EBS do Nordeste vencem Concurso Nacional Biblioteca Fnac Kids

Os alunos da turma D do 6.º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária de Nordeste, em São Miguel, venceram o Concurso Nacional Biblioteca Fnac Kids, destinado a todas as turmas do 2.º e 3.º ciclos de escolaridade.

O tema apresentado pela turma orientada pela professora Fátima Margarida Ferreira foi “Um pirata, uma ilha e um destino” e surgiu na sequência das comemorações dos 500 anos de elevação do Nordeste a vila e à participação da escola naquelas comemorações.

A turma desenvolveu o tema articulando os vários conhecimentos obtidos nas disciplinas de História e Geografia de Portugal, Português, Educação Visual e Tecnológica e na componente das TIC, em Cidadania.

Esta articulação teve ainda em conta a valorização da beleza do concelho e juntou à persistência dos alunos o incentivo e o gosto pela escrita dos alunos como “um belo passaporte para viajar no tempo e no espaço”.

O trabalho vencedor está em formato ebook, podendo ser lido através do link http://issuu.com/bibliotecafnackids/docs/umpirataumailhaumdestino.

Isabel Minhós Martins, autora e fundadora da editora Planeta Tangerina, um dos elementos do júri, justificou a escolha da história vencedora afirmando que “a narrativa construída pelos alunos é uma aventura vivida no presente, mas que conta, pelo meio, a história de um pirata do tempo dos Descobrimentos”.

“Os alunos fizeram muito bem a ligação entre a história e os vários elementos naturais, históricos e culturais da ilha de São Miguel, criando ainda um desfecho engraçado onde a ficção se mistura com a realidade: no final, as personagens que vivem a aventura decidem escrevê-la para participar no concurso da FNAC Kids", frisou, acrescentando que "a escrita tem ritmo, é bem-humorada, o tom muda de forma coerente de acordo com o tempo histórico e as personagens”.

“No final, a enriquecer o livro foi acrescentada uma página informativa com curiosidades que complementam a história e explicam também que elementos foram buscar à realidade e ao contexto da ilha onde moram”, salientou este membro do júri.





GaCS

Sem comentários: