sexta-feira, 13 de junho de 2014

Luiz Fagundes Duarte destaca esforço conjunto do Governo e da comunidade escolar para a melhoria dos resultados escolares

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura destacou hoje "o esforço do Governo dos Açores, mas sobretudo dos professores, dos pais e dos alunos" tendo em vista a melhoria dos resultados escolares.

Luiz Fagundes Duarte, em declarações sobre os resultados das provas finais do 4.º e 6.º anos nas disciplinas de Português e Matemática, divulgados pelo Ministério da Educação, destacou que, este ano, a média regional atingiu "níveis positivos" na disciplina de Português, em ambos os ciclos de ensino.

“Os resultados médios das provas finais do 4.º e 6.º anos a Português e Matemática mostram que, a nível regional, os alunos melhoraram a Português, face a 2012-2013", frisou Luiz Fagundes Duarte, salientando que, no 4.º ano, a média regional foi de 53,77% e no 6.º ano de 51,7%, enquanto no ano anterior foi de 41,43% e 44%, respetivamente.

“Estamos no bom caminho, seguimos a tendência nacional”, afirmou o Secretário Regional, numa apreciação aos resultados obtidos na prova de Português, admitindo, no entanto, que na disciplina de Matemática “ainda há bastante trabalho a ser feito”.

“Na disciplina de Matemática, os resultados médios ainda não atingiram nível positivo", salientou, acrescentando que, no 4.º ano, a média regional foi de 45,61% e no 6.º ano de 37,71%.

Relativamente ao ano anterior, estes dados representam uma ligeira descida no 4.º ano, mas também uma ligeira melhoria no 6.º ano, já que, no ano anterior, as médias foram de 46,58% e de 36%, respetivamente.

Para o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, “o progresso registado não é, deste modo, aquele que é desejado”, mas frisou que “na educação, são estes progressos que dão alento para se prosseguir a caminhada que o Governo Regional e as escolas têm encetado no combate ao insucesso escolar e em prol da melhoria das aprendizagens dos seus alunos”.

“O Governo lançou um conjunto de medidas que estão, neste momento, no terreno e que já produziram alguns efeitos, mas há que esperar e continuar a seguir este caminho”, afirmou.

Luiz Fagundes Duarte salientou ainda que “os alunos que não obtiverem aprovação final numa ou nas duas disciplinas em que fizeram provas têm direito a um acompanhamento extraordinário, assegurado pela própria escola, o qual constitui uma segunda oportunidade para a sua aprovação de final do seu ciclo”.


Anexos:
2014.06.13-SRECC-DeclaraçõesSobreResultadosProvasFinais.mp3


GaCS

Sem comentários: