O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, manifestou-se hoje “otimista” com os resultados preliminares das medidas lançadas pelo Governo dos Açores para a "batalha do sucesso escolar”.
Estas medidas, que se relacionam com o alargamento do Projeto Fénix, o aumento de créditos semanais em Português e Matemática e a implementação de equipas multidisciplinares que acompanham os professores do ensino básico em todas as ilhas, “vão ser complementadas já no próximo ano letivo com o ensino vocacional”.
Luiz Fagundes Duarte, que falava aos jornalistas em Ponta Delgada, à margem da reunião do Conselho Coordenador do Sistema Educativo e da Comissão Permanente das Unidades Orgânicas do Ensino Público, frisou que “o ensino vocacional não deve ser confundido com ensino profissional”.
“É um ensino adequado às caraterísticas dos alunos, sobretudo daqueles que, por diversas razões, não alcançaram o êxito no seu percurso escolar, mas que, se tiverem um programa pedagógico adaptado às suas necessidades e caraterísticas, poderão triunfar e completar a sua escolaridade obrigatória”, afirmou.
O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura rejeitou, desta forma, a ideia de que com esta medida o sistema educativo promova o facilitismo ou a passagem administrativa dos alunos.
O que se pretende, segundo Luiz Fagundes Duarte, “é criar respostas no terreno para alunos que, de acordo com o modelo de ensino tradicional, não conseguiram ter sucesso”.
“O combate ao insucesso escolar não se resolve por decreto. Este problema resolve-se trabalhando”, defendeu o Secretário Regional.
| 2014.06.12-SRECC-Ensino.mp3 |
GaCS








Sem comentários:
Enviar um comentário