O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, em Ponta Delgada, a criação de uma “estrutura especializada e multidisciplinar” na Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel para lidar com a questão do tabagismo.
Luís Cabral, que falava na abertura das XII Jornadas de Pneumologia em Medicina Familiar dos Açores e Continente, frisou que o Governo Regional tem colocado grande empenho “na interação da pneumologia com a medicina geral e familiar”.
“Esse empenho tem relevante expressão na ilha de São Miguel, quer pelos equipamentos adquiridos recentemente, quer por uma organização mais próxima entre os cuidados de saúde primários e hospitalares”, acrescentou.
Na sua intervenção, o Secretário Regional da Saúde revelou que o Governo dos Açores pretende dar maior atenção à questão do tabagismo, criando "uma estrutura especializada e multidisciplinar, com o acompanhamento de um pneumologista e um nutricionista”, acrescentando que está a ser feito um esforço para “obter dados mais fiáveis e concretos, com o objetivo de realizar ações mais dirigidas para os utentes”.
“Todos os profissionais de saúde, no contato com o utente, irão realizar um pequeno questionário em relação aos hábitos tabágicos, com o intuito de obter uma estatística global, contribuindo para o encaminhamento mais direto desses utentes para as consultas de cessação tabágica”, afirmou Luís Cabral, salientando que “esse processo será realizado muito em breve e deve ser partilhado por todos os profissionais de saúde”.
O Secretário Regional da Saúde abordou também a questão da tuberculose, que tinha tido uma tendência decrescente, lamentando o aumento dos seus níveis de incidência na população e alertando para a necessidade de haver uma “prevenção e uma consciência dessa realidade”.
| 2014.06.13-SReS-XIIJornadasDePneumologia.mp3 |
GaCS








Sem comentários:
Enviar um comentário