segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Influência açoriana no sul do Brasil é o tema do livro “Arquitetura e Paisagem – Florianópolis e Açores”, que será apresentado esta semana na Região

O Governo dos Açores promove esta semana a apresentação do livro “Arquitetura e Paisagem - Florianópolis e Açores”, uma iniciativa que decorrerá nas ilhas do Faial, Terceira e São Miguel, numa organização conjunta das direções regionais das Comunidades e da Cultura.

A obra, da autoria de Joel Pacheco, será apresentada a 5 de agosto, pelas 19h00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, no dia 7 de agosto, pelas 17h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, e no dia 8 de agosto, pelas 20h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Joel Pacheco, nascido em Florianópolis e de ascendência açoriana, é arquiteto e urbanista, fotógrafo e programador visual, bem como pesquisador de temas relativos à paisagem, etnografia e cultura popular, sendo autor dos livros “Florianópolis, a 10.ª ilha” e “Canoa Baleeira dos Açores e de Santa Catarina”.

Este novo projeto do autor mostra um panorama sobre a arquitetura e a paisagem, passando pela história do povoamento, a ocupação do espaço, os planos diretores, a arquitetura civil, militar, de produção (rural) e religiosa, além do património paisagístico de Florianópolis e dos Açores.

A obra, ilustrada com mais de mil imagens de Florianópolis e das nove ilhas açorianas, destaca a influência da presença açoriana em Florianópolis desde o século XVIII, para além da qualidade e conservação da paisagem natural e cultural de ambas as regiões.

Com esta iniciativa, o Governo dos Açores pretende promover e divulgar na Região o património cultural existente no sul do Brasil, de forte influência açoriana, bem como estimular a preservação da identidade cultural que perdura mais de dois séculos e meio depois da chegada dos primeiros povoadores açorianos.




GaCS

Sem comentários: