segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Plano Regional de Saúde vai fornecer dados por ilha, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou que o Plano Regional de Saúde para o triénio 2014-2106, que foi hoje apresentado, vai monitorizar os indicadores de saúde no conjunto da Região e individualmente em cada uma das ilhas dos Açores, “permitindo introduzir ações específicas e avaliar a motivação das equipas em cada localidade”.

Luís Cabral salientou que a implementação do Plano Regional de Saúde no terreno “terá uma participação muito ativa das Unidades de Saúde Pública, que vão acompanhar, de forma próxima, a evolução das ações e os seus resultados, em cada uma das ilhas”.

“É uma inovação em relação a planos anteriores, na medida em que irá responsabilizar as Unidades de Saúde Pública pela implementação das medidas e pela melhoria dos indicadores de saúde em cada localidade”, frisou Luís Cabral.

O Plano Regional de Saúde 2014-2016, já aprovado em Conselho de Governo, integra cerca de quatro dezenas de contributos enviados por diversas entidades, assentando a sua implementação numa estratégia que passa pelo acompanhamento regular de indicadores e pela confirmação dos resultados das ações em períodos regulares.

Com esse objetivo, estão a ser introduzidos nos sistemas informáticos os 'bilhetes de identidade' dos diferentes indicadores, para que se possa saber como são encontrados, como são trabalhados e que resultados são esperados.

“Foi nossa intenção medir as ações com indicadores quantitativos e não com avaliações qualitativas para que possamos ter uma noção mais exata e comparável do estado de saúde dos Açorianos”, afirmou Luís Cabral.

Para servir de base ao trabalho a desenvolver, está em curso um Inquérito Regional de Saúde em todas as ilhas, que dispõe já de 455 questionários concluídos e foi realizado, nas escolas, junto dos alunos do 6.º ao 12.º ano de escolaridade, num sistema de vigilância de comportamentos de risco que já chegou a cerca de seis mil alunos em todas as ilhas.

Por outro lado, está em fase final de elaboração o Manual de Saúde Escolar 2014/2015, que já contém ações dirigidas aos comportamentos de risco identificados nos inquéritos do sistema de vigilância e será implementado em colaboração com a Secretaria Regional da Educação e Cultura. 

Anexos:
2014.08.04-SRS-Plano Saúde.mp3

GaCS

Sem comentários: