sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Museu Francisco de Lacerda expõe “O Nosso Trajo: aspetos da vida jorgense”

A Direção Regional da Cultura abriu hoje ao público no Museu Francisco de Lacerda, na Calheta, em São Jorge, a exposição intitulada “O Nosso Trajo: aspetos da vida jorgense”.

A exposição, que estará patente ao público até 31 de dezembro de 2015, inclui variados trajes, desde o traje de cerimónia até ao traje de trabalho.

Com esta atividade pretende-se dar aos visitantes uma visão retrospetiva da indumentária de um povo, que, de acordo com as suas possibilidades, prezava por ter uma 'vestimenta do domingo', para se apresentar com dignidade no seio da sua comunidade.

Os trajes expostos são fiéis reproduções dos originais, confecionados apenas com materiais dos teares da ilha de São Jorge, nomeadamente lã e baeta, resultando de um exaustivo trabalho de pesquisa e recolha levado a cabo pelo Grupo Etnográfico da Calheta, fundado em 1979.

A seleção de peças expostas faz parte da indumentária do Grupo Etnográfico da Calheta, atualmente sem atividade, em depósito no Museu Francisco de Lacerda.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: