quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Novo modelo de transportes aéreos é o que serve melhor os Açorianos e a economia regional, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o novo modelo de transportes aéreos que já está definido é o que “serve melhor os Açorianos, carecendo apenas da aprovação formal por parte do Governo da República”.

“A prioridade agora é trabalhar para que a SATA tenha condições para ser fortemente competitiva, para que a empresa seja sustentável e contribua de forma ativa para a criação de riqueza na Região e para preservar todos os postos de trabalho”, afirmou Vítor Fraga, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com o Conselho de Administração do Grupo SATA.

O Secretário Regional frisou que “o Governo dos Açores tem vindo a trabalhar na definição daquilo que era a sua principal prioridade, isto é, a definição de um novo modelo para as acessibilidades à Região e da Região ao Continente e à Madeira”.

Vítor Fraga salientou que o novo modelo “é o que serve melhor os Açores e os Açorianos e vai contribuir de forma muito significativa para melhorar a posição das nossas empresas e da economia açoriana”.

"É um modelo que tem alterações significativas ao nível do transporte de passageiros, mas também ao nível do transporte de carga aérea, nomeadamente com o incremento da oferta para valores de cerca de 50 por cento face ao que é utilizado atualmente e com a redução no custo das tarifas associadas ao transporte de carga aérea dos produtos em que a Região é mais exportadora", frisou o Secretário Regional.

“Aquilo que esperamos da SATA é que seja uma companhia competitiva, que atue no mercado com as regras deste novo modelo de acessibilidades e que contribua de uma forma determinante para a consolidação da economia açoriana”, afirmou Vítor Fraga, para quem o facto de haver concorrência não é necessariamente uma ameaça.

Questionado pelos jornalistas sobre a articulação entre a SATA Internacional e a SATA Air Açores para que os residentes do Grupo Central tenham acesso às rotas liberalizadas, Vítor Fraga frisou que “tudo isso está previsto no novo modelo de transportes aéreos”.

“Todo o sistema de encaminhamento está salvaguardado, à semelhança do que já existe atualmente”, assegurou.

“As Obrigações de Serviço Público inter-ilhas estão a ser trabalhadas no âmbito do Governo, com a devida assessoria técnica, para que se encontre uma boa solução de mobilidade dos Açorianos na Região”, afirmou o Secretário Regional, frisando que essas soluções “serão anunciadas em devida altura”.

Relativamente a uma provável entrada das companhias de baixo custo nos Açores, Vítor Fraga recordou que, em maio de 2012, o Governo dos Açores apresentou uma proposta com o objetivo de, por um lado, salvaguardar os interesses dos Açorianos, definindo um preço máximo na acessibilidade, que era de 134 euros, e, por outro lado, garantir a abertura para que outros operadores pudessem entrar na Região.

Vítor Fraga salientou ainda que “havendo um incremento muito significativo no número de passageiros, é sinal de que há também uma diminuição das tarifas, o que significa que a comparticipação do Estado também diminui, ou seja, uma coisa compensa a outra”.


Anexos:
2014.08.07-SRTT-ReuniãoComGrupoSATA.mp3

GaCS

Sem comentários: