segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Valorização dos produtos açorianos cria emprego e traz oportunidades de novos negócios, afirma Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo afirmou hoje que a valorização dos produtos dos Açores através da divulgação da sua qualidade e, consequentemente, dando origem à preferência dos consumidores, é um veículo para a criação de emprego e um processo que abre portas a mais produção e a novos negócios associados.

Sérgio Ávila, que falava à margem de uma visita à Feira de Produtos Regionais que decorre nas três unidades do supermercado Guarita, na ilha Terceira, salientou que as ações estratégicas do Plano Anual de Promoção dos Produtos dos Açores, que inclui este tipo de feiras e também missões empresariais, visam atingir três objetivos.

O primeiro objetivo, segundo Sérgio Ávila, é “alertar, sensibilizar e motivar os consumidores açorianos para preferirem produtos dos Açores”, acrescentando que, com essa atitude, se contribui “para dar emprego aos Açorianos” e, com isso, “criar condições para dinamizar a economia” regional.

Um segundo eixo estratégico passa por “um esforço acrescido por parte dos produtores para que possam diversificar a sua atividade”, bem como continuar a “criar condições para que os produtos sejam apetecíveis aos consumidores”.

Em terceiro lugar, referiu Sérgio Ávila, há espaço para iniciativas empresariais “no sentido de valorizar” a produção, apontando como exemplos a qualificação dos produtos, a sua calibragem, “a sua devida promoção” ou uma embalagem apelativa.

Para o Vice-Presidente, é da conjugação destas três áreas que se criam condições para que os produtos açorianos sejam “um aspeto essencial no desenvolvimento económico e na criação de emprego” na Região.

A feira que está a decorrer na ilha Terceira vai alargar-se, nos próximos meses, às ilhas de São Jorge, Pico e Faial, depois de já se ter realizado em Lisboa e em São Miguel.


Anexos:
2014.08.04-VP-FeiraProdutosAçores.mp3

GaCS

Sem comentários: