sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Vilas da Calheta, em S. Jorge, e da Lajes do Pico recebem Encontro de Violas Açorianas

O Governo dos Açores, no âmbito da Temporada Artística 2014, promove a realização do concerto denominado "Encontro de Violas Açorianas”, que contará com a presença de músicos oriundos de várias ilhas do arquipélago.

Este concerto terá lugar a 9 de agosto, na Sociedade Estímulo, na Calheta, em S. Jorge, e no dia seguinte no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.

O Encontro de Violas Açorianas teve a sua primeira edição em setembro de 2011, com o objetivo de juntar tocadores de Violas da Terra de várias ilhas dos Açores, dando assim a conhecer a enorme riqueza e as particularidades deste instrumento, que é o principal embaixador da identidade musical açoriana.

Para além da execução individual de temas próprios de algumas ilhas, onde são evidenciadas as características técnicas das violas, o programa inclui também a interpretação conjunta de temas açorianos pelos vários tocadores.

O Encontro de Violas Açorianas inclui ainda momentos de conversa e uma explicação histórica e contextual do instrumento em cada ilha.

Nestes concertos, que terão lugar pelas 21h00, participam tocadores que estão juntos desde a primeira edição e são oriundos das Flores, do Pico, da Terceira e de São Miguel.

O espetáculo que se realiza na Calheta conta ainda com a participação especial de um músico de São Jorge, bem como dos músicos participantes no 1.º Encontro de Tocadores de Viola da Terra da Ilha de São Jorge.

O repertório que será tocado é representativo dos temas mais característicos das ilhas, como os Pezinhos, as Chamarritas ou as Saudades, passando ainda por composições originais de alguns dos músicos, mas resulta também do estágio que realizam para preparar os concertos.

José Serpa, da ilha das Flores, Lázaro Silva, da Terceira, Rafael Carvalho, de S. Miguel, e Orlando Martins, da ilha do Pico, a que se juntará, apenas em S. Jorge, Duarte Silveira são os intérpretes neste concerto musical integrado na Temporada Artística 2014.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.





GaCS

Sem comentários: