terça-feira, 7 de abril de 2015

Andreia Cardoso defende modelo inovador de governança partilhada ao nível local

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje que a Rede Regional de Polos de Desenvolvimento Local e Coesão Social valoriza uma "participação ativa" das comunidades, das pessoas e das instituições locais que façam dos territórios "um espaço para todos, pensado e construído por todos”.

Andreia Cardoso falava na apresentação desta rede na cidade da Horta, onde foram exploradas as linhas mestras daqueles que serão "espaços de excelência de mobilização das comunidades” na identificação das problemáticas de cada território e dos recursos existentes, mas também de coresponsabilização no planeamento e criação de novas respostas.

“Entendemos que os polos devem ter uma dimensão não apenas social, mas que considerem também as dimensões económica, cultural, ambiental, territorial, cognitiva e política do desenvolvimento sustentável de base local. Consequentemente, devem incorporar os parceiros pertinentes nesses vários domínios”, frisou.

Os Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social serão constituídos por unidades territoriais circunscritas à freguesia ou agregação de freguesias ao nível de cada concelho ou de ilha (caso excecional e devidamente justificado), integrando elementos das autarquias, serviços públicos, instituições particulares de solidariedade social, cidadãos individuais, entre outros.

Estes polos terão como objetivos principais a integração das políticas sociais regionais numa lógica orientada para a intervenção comunitária e local promotora do desenvolvimento e coesão social e a rentabilização dos recursos existentes.

Andreia Cardoso apelou à mobilização de todos os agentes, lembrando que “a atribuição de um papel ativo à população na identificação dos problemas e soluções a partir das suas necessidades específicas pode levá-la a tornar-se coadjuvante das ações públicas e na construção de objetivos coletivos".

"Não acreditamos ser possível trabalhar para as pessoas sem ouvir as pessoas”, afirmou a Secretária Regional.

Durante o mês de abril, terão lugar as primeiras reuniões coordenadas pela Divisão de Ação Social do Faial com as várias entidades locais para, em conjunto, darem início ao processo de implementação da rede nesta ilha.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: