segunda-feira, 13 de abril de 2015

Jogos Desportivos Escolares são "precioso auxiliar" da promoção do sucesso e da integração escolar, afirma Avelino Meneses

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, em Ponta Garça, na ilha de S. Miguel, que os Jogos Desportivos Escolares são um "precioso auxiliar” da promoção do sucesso e da integração escolar, o que “muito ajudará à transformação dos Açores numa terra da educação, num mar de conhecimento”.

Avelino Meneses, que falava na abertura dos XXVI Jogos Desportivos Escolares, salientou que, no contexto do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, denominado ProSucesso, o desporto escolar “possui uma importância extraordinária”.

“O desporto escolar, particularmente estes Jogos Desportivos Escolares, possui uma importância extraordinária. Acima de tudo, porque o desporto faculta a identificação do estudante com a sua escola e a sua inserção na comunidade educativa”, frisou.

Avelino Meneses referiu ainda que a atividade física desportiva “combate a repulsa pelo ambiente escolar e previne o isolacionismo no ambiente escolar”, acrescentando que os Jogos Desportivos Escolares “contrariam o insucesso, o abandono e o 'bullying'”.

Numa referência ao lema desta edição dos Jogos - Atividade física e desportiva ao longo da vida -, o Secretário Regional destacou a importância da aprendizagem ao longo da vida como forma de “evitar o desajustamento entre o caráter da qualificação dos ativos e a súbita transformação do conhecimento”.

Avelino Meneses, que exaltou o desporto como uma atividade promotora de saúde, lamentou que atualmente se confunda “demasiado o desporto com o universo da competição, que converte a vitória em sonho e a derrota em pesadelo”.

“A tudo isto é preciso sobrepor a importância da ética, o mesmo é dizer do bom comportamento e do respeito mútuo”, defendeu.

Para Avelino Meneses, “para além de vencer, importa sobretudo participar", frisando que "a essência do desporto é a convivência, a tolerância e a entreajuda”.

A edição deste ano dos Jogos Desportivos Escolares, uma iniciativa “genuinamente açoriana” que se constitui como um ponto de encontro entre o complemento curricular da educação física e o processo desportivo, decorre até quinta-feira, em simultâneo, nas escolas de Ponta Garça e de Vila Franca do Campo, com a presença de mais de três centenas de participantes.

Anexos:
2015-0413-SREC-JogosDesportivosEscolares.mp3

GaCS

Sem comentários: