segunda-feira, 6 de abril de 2015

Museu de Angra do Heroísmo promove programa de formação artística 'FalARTE de...'

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove sábado, 11 de abril, pelas 15h00, a realização da terceira sessão do programa de formação artística “FalARTE de…”, subordinada ao tema “Arte e Perceção”.

Nesta sessão, Maria Assunção Melo, licenciada em História de Arte, com Pós-Graduação em História de Arte Contemporânea, vai falar dos elementos caraterizadores de vários estilos, sendo a sua comunicação complementada com uma visita à Igreja de Nossa Senhora da Guia.

O projeto “FalARTE de…” integra-se no objetivo do Museu de Angra do Heroísmo de contribuir para a formação dos seus públicos, em termos de perceção e apreciação estética, estando incluído no programa de dinamização das exposições de arte contemporânea “Em Concreto”, com pinturas de Rui Melo, e “Mistérios de Tinta”, que apresenta pinturas de Carolina Rocha.

A primeira sessão desta iniciativa decorreu a 31 de janeiro,  sob o título “FalARTE de Dacosta”, e abordou a coerência do discurso expositivo deste artista terceirense, além de permitir a identificação dos elementos iconográficos recorrentemente representados nas suas obras.

Na segunda sessão, que teve lugar a 7 de março, foi feita uma análise de retratos e figurações femininas, centrada nos papéis alegóricos tradicionalmente atribuídos à figura feminina e nas alterações dos cânones da beleza.

Para o mês de maio, no âmbito deste programa, está prevista a discussão dos papéis das vanguardas e da crítica e o desenvolvimento de conceitos como ético e abjeto, instalação e performance.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: