quarta-feira, 8 de abril de 2015

Museu do Pico apresenta o filme "O Livreiro de Santiago"

A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, promove sábado, 11 de abril, a apresentação do filme "O Livreiro de Santiago", do realizador açoriano Zeca Medeiros.

O filme será exibido, pelas 21h00, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, sendo a entrada livre.

Trata-se de uma narrativa ficcional baseada na vida e obra do editor corvino Carlos George Nascimento, filho e neto de baleeiros, que saiu, em 1905, com 20 anos, da ilha do Corvo para ganhar a vida na caça à baleia.

Carlos George Nascimento acabou por comprar uma livraria em Santiago do Chile, que fora de um tio, e dedicou-se à edição, tendo sido o primeiro editor de Pablo Neruda.

A obra "Crepusculário" foi o primeiro livro do futuro Prémio Nobel da Literatura a ser publicada pela Editorial Nascimento.

Considerado o grande impulsionador da literatura chilena no século XX, Carlos George Nascimento publicou, em primeira edição, 32 autores laureados com prémios nacionais chilenos e dois prémios Nobel da Literatura.

Zeca Medeiros, além de realizador, é um dos protagonistas desta narrativa, tal como seu filho, David Medeiros, e amigos de longa data, como a atriz Maria do Céu Guerra e os músicos Filipa Pais e Carlos Guerreiro.

"O Livreiro de Santiago" marca ainda a estreia do músico Jorge Palma como ator.

Natural de S. Miguel, Zeca Medeiros é um destacado músico e realizador de ficções, como "Mau Tempo no Canal", "Xailes Negros", "O Barco e o Sonho" e "Gente Feliz com Lágrimas", tendo sido pelo seu mérito distinguido pela Região Autónoma dos Açores.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: