quarta-feira, 15 de abril de 2015

Portaria de apoio aos doentes deslocados apoia mais quem mais precisa, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje, na Horta, que a nova Portaria de apoio aos doentes deslocados assenta em critérios de maior justiça, uma vez que reforça os apoios aos Açorianos com menores rendimentos.

“A Portaria de apoio ao doente deslocado tem uma abordagem completamente diferente da que vigorava anteriormente, porque o apoio não é definido em função do tempo em que o doente está deslocado, o que não era justo porque o custo diário não variava conforme o tempo da deslocação”, afirmou Vasco Cordeiro, numa intervenção na Assembleia Legislativa.

Vasco Cordeiro considerou que é de maior justiça que a todos aqueles que têm rendimento superior seja exigida uma contribuição acrescida, para que quem tem menos rendimento possa ter mais apoio.

“É isso que essa portaria faz: apoia mais quem mais precisa, exigindo mais – é certo – de quem mais tem”, frisou o Presidente do Governo.

No debate parlamentar, Vasco Cordeiro salientou ainda que o ideal seria não ter a necessidade de enviar doentes para fora da Região e que fossem disponibilizadas condições para que, em cada ilha da Região, pudessem ser assegurados os cuidados de saúde que cada um dos Açorianos necessita.

“Mas isso não pode ser feito, infelizmente”, afirmou Vasco Cordeiro, que também referiu o apoio do Governo em outras áreas, como é o caso do projeto privado de Radioterapia, que vai trazer para os Açores medidas dirigidas a melhorar o apoio aos doentes oncológicos.

Anexos:
2015.04.15-PGR-ALRAA.mp3

GaCS

Sem comentários: