terça-feira, 14 de abril de 2015

Principais serviços de saúde dos hospitais devem ser vistos na perspetiva do utente, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que os serviços de Urgência e de Consulta Externa são “a cara de cada um dos hospitais da Região”, defendendo que devem ter “um funcionamento baseado na ótica do utente, especialmente daqueles que não conhecem o espaço”.

Luís Cabral, que falava à margem de uma visita aos serviços de Urgência e Consulta Externa do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, considerou importante a perceção de qualidade dos utentes relativamente ao funcionamento de todo o Serviço Regional de Saúde, frisando que essa perceção “é marcada pela experiência que têm nestes dois serviços e, por isso, é fundamental melhorá-los”.

“Muitas vezes, os profissionais olham para os serviços na ótica daquilo que é melhor para si, do que é uma melhor organização funcional e não na ótica do utente que não conhece o espaço, pelo que alguns dos pontos hoje aqui identificados são exatamente a identificação de algumas melhorias na perspetiva do utente e não dos profissionais de Saúde”, frisou.

A visita hoje realizada foi a primeira de um conjunto de visitas que o Secretário Regional da Saúde vai realizar aos serviços de Consulta Externa e de Urgência dos três hospitais dos Açores.

“É necessário fazer um levantamento do que acontece em cada um dos serviços, mas também sensibilizar os hospitais e as suas administrações para a necessidade de torná-los serviços com atendimento humano, próximo do utente e que responda àquilo que são as suas verdadeiras necessidades”, afirmou Luís Cabral.

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GaCS

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