sábado, 11 de abril de 2015

Rodrigo Oliveira destaca modelo de desenvolvimento sustentável dos Açores

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas salientou a importância do modelo de desenvolvimento sustentável que foi definido e está a ser implementado nos Açores, destacando a concordância que os méritos desse modelo suscitaram durante os dois dias de trabalhos do IV Fórum Açoriano Franklin D. Roosevelt.

“Para além de todas as perspetivas, estratégias e projetos que nos foram trazidos, há algo que é indiscutível, que é a concordância em relação ao modelo de desenvolvimento sustentável que tem sido implementado e desenvolvido pelos órgãos de Governo próprio, pelas populações, pelos empresários, pelos produtores destas ilhas”, afirmou Rodrigo Oliveira, que falava sexta-feira nas Lajes do Pico, no encerramento do fórum promovido pelo Governo dos Açores e pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

O Subsecretário Regional enalteceu o “reconhecimento de que temos de um modelo que foi assumido pelos Açorianos de proteção dos seus bens naturais”, salientando as medidas de proteção e de gestão dos recursos marinhos, mas também o investimento no setor agrícola que permite ter atualmente “uma produção sustentável, amiga do ambiente, única no mundo”.

“Este foi o caminho que trilhámos ao longo de 40 anos de Autonomia. Por vivermos em ilhas, sabemos que os recursos não são infinitos, temos que cuidar da nossa terra, temos que cuidar do nosso mar”, salientou, recordando que “não é por acaso” que a estratégia de especialização inteligente dos Açores privilegia o investimento e a investigação que fazem uso das mais-valias dos recursos endógenos da Região.

Na sua intervenção, Rodrigo Oliveira referiu também a importância do Acordo de Parceria Transatlântica para o Comércio e Investimento que está a ser negociado entre os EUA e a União Europeia, considerando que representa “um grande desafio para os produtores açorianos”.

“As exportações para os EUA representam cerca de cinco por cento das nossas exportações totais, mas temos um grande potencial de crescimento”, afirmou, alertando, no entanto, para a necessidade de ser garantida a “proteção da genuinidade dos produtos açorianos”, mas também de um “meio de produção ambientalmente seguro” como o que existe nos Açores.

Neste contexto, destacou o papel que pode ser desempenhado na promoção das exportações pela Marca Açores, sob o lema ‘Certificado pela Natureza’, mas também pelo novo modelo de acessibilidades aéreas.

Rodrigo Oliveira salientou que o mercado norte-americano é “prioritário e fundamental” para os Açores, considerando que as comunidades açorianas residentes nos EUA são “os melhores e os maiores embaixadores” da Região.

“O mercado da saudade tem um potencial de crescimento imenso, nomeadamente com a eliminação das barreiras alfandegárias e não aduaneiras no âmbito do acordo de parceria transatlântica, mas o grande desafio é irmos para além desse mercado”, afirmou o Subsecretário Regional, acrescentando que as comunidades da diáspora são a “alavanca para que possamos efetivamente ir para além desse mercado da saudade”.

“As nossas Casas dos Açores nos EUA têm trabalhado na diversificação da sua atividade, sendo embaixadores dos Açores de hoje, não apenas dos Açores da saudade, que são importantes, mas dos Açores das potencialidades de investimento, na área da exportação, na área do turismo”, afirmou, frisando o papel que as comunidades emigradas podem desempenhar “neste contínuo processo de desenvolvimento dos Açores”.

Rodrigo Oliveira manifestou um especial reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos na FLAD por Mário Mesquita, que permitiu “um recentrar da atenção que era devida e merecida à Região Autónoma dos Açores”, e salientou a “grande satisfação” do Governo dos Açores pela riqueza dos debates realizados no âmbito deste fórum e pelos contributos apresentados, acrescentando que este encontro terá sequência com um trabalho de acompanhamento tendo em vista o aproveitamento desses contributos.

“Aqui marcamos certamente um rumo, sabemos para onde vamos e todos contribuímos com entusiasmo para esse fim”, afirmou o Subsecretário Regional.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: