sexta-feira, 10 de abril de 2015

Secretário Regional da Educação e Cultura defende que os valores são a essência do desporto

O Secretário Regional da Educação e Cultura defendeu hoje, em Angra do Heroísmo, a importância de valores como a tolerância e a entreajuda enquanto "essência” do desporto.

“Mais do que a vitória ou a derrota, a essência do desporto são os valores da convivência, da tolerância e da entreajuda”, afirmou Avelino Meneses, numa palestra sobre o Plano Nacional de Ética no Desporto.

Para Avelino Meneses, só assim o desporto “contribuirá para a formação física e psíquica dos praticantes e dos espetadores, quer falemos do amadorismo ou do profissionalismo, quer falemos do entretenimento ou do espetáculo”.

Para o Secretário Regional, as preocupações éticas que “facultam condutas irrepreensíveis” são “prementes”, sobretudo, no desporto escolar, porque “as crianças, os adolescentes e os jovens requerem uma educação com valores”.

“Registo que as preocupações éticas que facultam condutas irrepreensíveis são, sobretudo, prementes no desporto escolar, porque pretendemos que esse desporto seja também um indutor de sucesso, que seja capaz de fazer a identificação dos alunos desportistas com a sua escola, com a comunidade escolar, contra o risco da repulsa e do isolacionismo que geram o abandono, o insucesso e o bulliyng”, frisou.

A inexistência de valores, segundo Avelino Meneses, “é sempre um sinal de declínio”, mais ainda “quando vivemos em democracia” e numa parte do globo cuja cultura assenta na “esperança de um mundo melhor”.

Na palestra sobre o Plano Nacional de Ética no Desporto, cuja realização se integrou no programa do MegaSprinter/MegaSalto que decorre até sábado em Angra do Heroísmo, esteve presente o ex-atleta olímpico Francis Obikwelu.


Anexos:
2015.04.10-SREC-EticaDesporto.mp3
GaCS

Sem comentários: